Mais de 20 professores maranhenses são selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos

Um total de 22 professores das redes estadual e municipal do Maranhão foram selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) em 2023. O programa é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright dos EUA.

“Sou professora de Língua Inglesa da Rede Estadual há doze anos, e ser aprovada neste programa, após uma seleção rigorosa através de uma prova difícil e ganhar essa bolsa de intercâmbio de seis semanas nos EUA, com tudo pago em uma universidade americana visando um aperfeiçoamento profissional para aplicarmos em nossas escolas, é fantástico, além de poder vivenciar a língua inglesa in loco. Terei a oportunidade de mostrar para eles que a educação transpassa fronteiras, e poder representar o Maranhão é, sem dúvidas, a realização de um sonho e uma das maiores experiências da minha vida”, comentou Virgínia Ingrid Lima, professora da rede estadual em Coroatá.

O professor Ronaldo Soares definiu como uma oportunidade única de enriquecimento pessoal e profissional. Ele trabalha no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa e no Centro de Ensino Coelho Neto, em São Luís, e cursará aperfeiçoamento em Inglês Intermediário na Universidade de Bel Air, na cidade de Los Angeles, na Califórnia. “Minhas expectativas são as melhores. Nunca viajei para fora do Brasil; estou muito feliz pela conquista. Quero aprender bastante e trazer meus conhecimentos para melhorar minhas práticas em sala de aula”, informou.

Já Solange Pacheco destacou o processo, que foi longo e incluiu análise documental e avaliação de Língua Inglesa. Professora do IEMA Integral Bilíngue e do Centro de Ensino Coelho Neto, em São Luís, ela vai cursar seis semanas de intercâmbio na Temple University, na Filadélfia, na Pensilvânia. “Estamos indo com o intuito de evoluir, pois, no país que a língua inglesa é predominante, a gente pratica mais e devo trazer muito conhecimento na bagagem para partilhar com meus colegas e alunos”, disse.

Solange Pacheco e Ronaldo Soares foram recebidos na última quinta-feira (22) pela equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a presença da titular da pasta, a secretária Leuzinete Pereira. O momento foi marcado pela comemoração da conquista e diálogo sobre a experiência de ensino nas unidades estaduais.

O PDPI é direcionado a professores de Língua Inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino. No Brasil, foram selecionados, ao todo, 371 professores, sendo 22 do Maranhão. Os 22 professores maranhenses são oriundos de São Luís, Coroatá, Trizidela do Vale, São João dos Patos, Chapadinha, Balsas, Palmeirândia, Timon, Caxias, Barra do Corda, Santa Luzia e Imperatriz. Todos os selecionados participarão de um curso intensivo de seis semanas em universidades nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais. O intercâmbio está previsto para o período de 16 de janeiro a 24 de fevereiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *