Edição histórica da Expoema é encerrada no Parque Independência

Uma Expoema que vai entrar para a história. Assim está sendo avaliada por realizadores e visitantes a 62ª Exposição Agropecuária do Maranhão, encerrada neste domingo (11), no Parque Independência, em São Luís. O encerramento ocorreu com um grande show da Banda Mastruz com Leite.

A edição que marcou a retomada da exposição após dois anos de parada recebeu mais de 500 mil visitantes nos oito dias, teve total segurança, grandes shows, muitas palestras e minicursos, presença de mais de 500 animais, opções variadas de lazer para o público, como provas de hipismo e concurso de gado leiteiro, e expositores comemorando bons negócios fechados e prospectados.

Os vendedores de alimentos, que se dividiram entre restaurantes, food trucks e carrinhos ambulantes, também comemoram boas vendas e destacam a presença maciça do público como determinante para seus lucros.

SAGRIMA

O secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão, José Antônio Heluy, afirma que o êxito da Expoema 2022 foi o resultado de uma grande união de esforços que teve à frente a Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) com a presença forte do Governo do Estado.

“O governador abraçou a ideia da retomada das exposições agropecuárias em todo o Maranhão, e em especial da Expoema. O Governo foi parceiro de primeira hora, asfaltou e recuperou o parque, que pertence ao Estado, e designou a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) para ficar à frente dos preparativos e execução junto com a Ascem. Tivemos pouco mais de 40 dias, praticamente mudei meu gabinete para o Parque Independência, e hoje tenho a sensação de dever cumprido”, declarou o secretário José Antônio Heluy.

O secretário de Agricultura destaca a presença de mais de 20 órgãos e secretarias de Estado na exposição, mostrando as políticas públicas desenvolvidas, com destaque para a Pecuária das Águas (Sagrima), Armazém do Empreendedor (Seinc), Mais Renda (Sedes), a feira da agricultura familiar (SAF e Agerp) e os seminários e teatrinho infantil da AGED.

José Antônio Heluy ressalta ainda a participação da Secretaria de Estado da Cultura, responsável pelos shows da Expoema, com destaque para a cantora Joelma, as bandas Calcinha Preta, Forró Sacode, Mastruz com Leite e Mesa de Bar, e os cantores Beto Barbosa e Romim Mata.

“Também destaco e agradeço o grande trabalho realizado pelo Sistema de Segurança Pública, que garantiu uma Expoema com total segurança para todos”, concluiu José Antônio Heluy.

Números da Expoema:

Público
Mais de 500 mil pessoas passaram pelo Parque Independência

Stands
100 stands comercializados, entre estruturas e espaços
25 stands institucionais (órgãos e entidades públicas)

Praças de alimentação
6 restaurantes grandes
13 restaurantes populares
15 barracas de lanches
11 food trucks

Mais de 500 animais, entre bovinos, bubalinos, equinos, caprinos e ovinos

2 thoughts on “Edição histórica da Expoema é encerrada no Parque Independência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *