Carlos Brandão chega aos 48,8% de votos válidos e caminha para vencer no 1º turno eleição de governador no Maranhão, aponta Econométrica

A menos de um mês para as Eleições 2022, a terceira pesquisa de intenções de voto para as eleições no Maranhão, realizada pelo Instituto Econométrica/O Imparcial, aponta que o atual governador Carlos Brandão (PSB), caminha para a reeleição ainda no primeiro turno. Com um percentual que é quase o dobro do segundo colocado, o socialista já aparece com 48,8% da intenção de votos válidos, faltando apenas 1,3% para encerrar a disputa no dia 2 de outubro.

No levantamento feito entre os dias 5 e 9 de setembro, Carlos Brandão aparece com 44,6%, Weverton Rocha 22,4%, Lahesio Bonfim 20,1%, Edivaldo Holanda Júnior 3,5%, Simplicio Araújo 0,3%, Enilton Rodrigues 0,2% e os demais Hertz Dias, Frankle Costa e Professor Joas possuem 0,1% cada um. 6,3% responderam nenhum deles (nulo) e 2,1% não sabe ou não respondeu.

Porém quando é feita a contagem de votos válidas, a mesma que o Tribunal Superior Eleitoral faz quando descarta nulos e brancos, os percentuais ficam da seguinte forma: Na pesquisa apenas com os votos válidos, Carlos Brandão teria 48,8%, Weverton Rocha 24,5%, Lahésio Bonfim 22%, Edivaldo Holanda Júnior 3,8%, Simplício Araújo 0,3%, Enilton Rodrigues 0,2%, Prof. Joás Moraes, Hertz Dias e Frankie Costa 0,1% cada. Os votos válidos não incluem votos brancos e nulos.

Além da maior vantagem de Brandão, a pesquisa Econométrica/O Imparcial mostrou que a diferença do candidato pedetista em relação ao prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PTB), praticamente não se alterou, persistindo o empate técnico dentro da margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.

Liderança consolidada

Na corrida pelo voto do eleitor maranhense no dia 2 outubro, se consolidou a liderança de Carlos Brandão (PSB). Na primeira pesquisa do Instituto Econométrica/O Imparcial, a distância para Weverton era de 11%, aumentou para 19,3% na segunda e praticamente dobrou, chegando a 22,2% no último levantamento.

Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria? (Pesquisa estimulada)

Brandão possui 44,6% das intenções de voto, contra 22,4% de Weverton Rocha. Lahesio Bonfim aparece um pouco atrás do pedetista, num empate técnico dada a margem de erro, com 20,1% das intenções. Edivaldo Holanda registrou 3,5% da preferência do eleitorado maranhense, seguido de Simplício Araújo (0,3%) e Enilton Rodrigues (0,2%).

Hertz Dias, Professor Joás Moraes e Frankie Costa tem cada um 0,1% das intenções de voto. 6,3% do eleitorado declarou que não votará em nenhum dos candidatos, e 2,1% não sabem ou não responderam à pesquisa.

Nesta pesquisa, foram ouvidas 1.490 pessoas em 55 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 5 a 9 de setembro de 2022, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-06547/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *