Prefeito Eduardo Braide anuncia início das obras de reforma do Hospital da Criança

O prefeito Eduardo Braide assinou, na manhã desta quarta-feira (8), a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do Hospital da Criança, localizado no Bairro Alemanha. O investimento anunciado pelo prefeito é na ordem de R$ 10 milhões, com recursos municipais. A assinatura aconteceu nas dependências da Unidade junto com profissionais da saúde e dos trabalhadores da construção civil que, imediatamente, iniciaram os serviços.

“Quero aqui afirmar meu compromisso e missão de que esta obra está saindo do papel para virar a realidade na vida de todos de São Luís e do Maranhão. São Luís é a porta de entrada para atendimento pediátrico de 113 municípios do Maranhão, mas atendemos o estado inteiro. Para que o novo hospital seja entregue o mais rápido possível, conto com a garra, com a determinação, a responsabilidade e o compromisso de cada trabalhador. E sei que teremos qualidade necessária para que o Hospital da Criança possa receber as nossas crianças”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Joel Nunes e de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

Com a medida, a Prefeitura de São Luís assume a obra, que estava parada desde 2016. A análise de pendências e necessidades da construção já foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), assim como a adequação do projeto para que atenda às necessidades da ANVISA (RDC-50).

Segundo o secretário de saúde (Semus), Joel Nunes, a primeira etapa da obra será entregue até dezembro, para, em seguida, serem instalados todos os leitos e equipamentos necessários para o início dos atendimentos no novo espaço. Na solenidade, o secretário agradeceu a sensibilidade do prefeito Eduardo Braide, e do seu empenho em garantir a retomada dos trabalhos no Hospital.

“Hoje é um dia histórico para a gestão, para todos os profissionais da saúde desta unidade e para o prefeito Eduardo Braide. Agradeço a sua sensibilidade com esse hospital desde o início da sua gestão. São sete anos que esta obra se arrasta, mas, agora, vem para melhorar e dar mais dignidade, mais qualidade e melhor infraestrutura para atender às nossas crianças”, enalteceu o secretário.

Para o secretário David Col Debella, a obra representa um marco para a gestão Eduardo Braide. “A minha palavra hoje aqui pra vocês é que não vamos medir esforços para realizar esta obra o mais rápido possível, para agilizar e garantir uma unidade de referência em atendimento pediátrico com mais dignidade”, garantiu o titular da Semosp.

Novos Ganhos

Já em coletiva com a imprensa, no auditório do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Eduardo Braide detalhou todas as medidas e apresentou os novos ganhos com a nova unidade.

Segundo Eduardo Braide, o investimento de R$ 10 milhões de reais trará para a nova Unidade, além da melhora na infraestrutura, a ampliação do Centro Cirúrgico, com 4 salas de cirurgias e 5 leitos de recuperação pós anestésico. O prédio contará com mais 105 leitos, sendo, 85 leitos de enfermaria, 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 9 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Os serviços de imagem contarão com exames, como Tomografia e Ultrassonografia.

“Com toda estrutura e com o conceito do novo hospital da Criança, vamos conseguir fazer cirurgias de urgência e emergência, por exemplo, reduzindo o tempo de espera e não será mais preciso transferir para outra unidade. A criança vai fazer todos os procedimentos no próprio hospital. Além disso, teremos a novidade dos serviços de imagens com exames de tomografia e ultrassonografia. O nosso compromisso é entregar um hospital com a qualidade que as nossas crianças e suas famílias merecem”, concluiu o prefeito.

1 thought on “Prefeito Eduardo Braide anuncia início das obras de reforma do Hospital da Criança

  1. A reforma mais longeva da prefeitura deve ser a do Hospital da Criança cujo início foi setembro de 2013. Em 2016 com dificuldades na reeleição de Edivaldo Júnior, o estado se comprometeu a concluir a reforma numa tentativa de melhorar o desempenho do candidato do grupo a reeleição, deu certo. Edivaldo se reelegeu, mas o gov. do estado esqueceu de concluir a reforma do hospital. A gestão atual nesse quesito não é confiável, basta ver as escolas. Ninguém acredita muito nas promessas do pref. Braide que já demonstrou ser um puxadinho do ex-prefeito Edivaldo. E para encerrar, a SMTT acabou de renovar o contrato com a empresa de vigilância Clasi, esta empresa detém quase todos os contratos de vigilância do gov. estadual, na prefeitura também. A grande questão é o porquê da preferência por uma única empresa sendo que no mercado tem muitas opções. A gestão atual tem renovado todos os contratos do grupo Clasi, Maxtec, Transporter cuja permanência na prefeitura são longas. Em setembro vence o contrato de limpeza que a Clasi serviços tem com a Semed para fazer limpeza nas UEBs, a curiosidade é para saber o que a gestão fará dessa vez: irá renovar por mais um ano, um supostamente fazer uma licitação para contratar outra? Lembrando que em janeiro de 2023 fará exatos 10 anos que ela tem a hegemonia do contrato Semed, que diga-se em termos de volume de recursos e de mão de obra é o maior da prefeitura. Vamos aguardar para saber se o pref. continuar com a parceria desrespeitando a lei das licitações que limita o tempo de permanência de empresas com o mesmo contrato ou se fará nova licitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *