O CONBRAS 2020 e a oportunidade de re-ligarmo-nos!

Por Yndara Vasques, jornalista, empreendedora no Jornalismo Social e mediadora do Painel “Saia Arroxada, o dia a dia das instituições”

É preciso reconectar-se com a sua real identidade. É preciso descobrir o seu propósito frente ao retorno da correria imposta pelos dias parados durante a pandemia. O desafio a mim colocado: o de mediar o painel “Saia Arroxada, o dia a dia das instituições” durante o Congresso Brasileiro do Secretariado Executivo e Chefes de Gabinete: Desafios do Século 21 (08 e 09/06) me levou a reflexões.

Como comunicadora, jornalista, gerente de projetos de Comunicação Integrada, facilitadora de Oficinas de Comunicação Comunitária, profissional ciente do papel social da Comunicação e de longe flertando com a temática sobre Constelações Sistêmicas planejo uma mediação que provoque e incentive, em cada participante, a inquietação humanista de maneira leve, desafiadora e inovadora.

Com as queridas Serjana Costa e Luzia Waquim quero comungar sobre gestão da atenção, inteligência emocional, relacional e espiritual. Sim!! Acredito que para gerir pessoas e processos dentro dos gabinetes das mais diversas instituições (no caso delas a OAB/MA e o Governo do Estado do Maranhão, ambas com obrigações de garantir direitos fundamentais aos cidadãos.) com culturas organizacionais variadas, essencial é acionar sensibilidade e qualificação. É preciso compreender profundamente contextos: o seu e daqueles que buscam os serviços. É preciso ter clareza sobre o seu pertencimento na organização, qual o seu lugar na hierarquia e disseminar equilíbrio entre dar e receber.

No CONBRAS 2020 serão cerca de 20 profissionais reunidos, em 13 palestras, sendo que 11 terão a presença de mulheres com temáticas variadas. Dos 20 profissionais envolvidos, 09 são do Maranhão, outros de Alagoas, Pernambuco, Roraima, Distrito Federal e Piauí, além de 03 internacionais: de Portugal e do Paraguai.

Comunicóloga que sou, aguardo com enorme expectativa, o painel “A Comunicação em contextos culturais diferentes no século XXI, por Isabel Amaral que é mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, investigadora do Instituto do Oriente (ISCSP-UL) e coordenadora de uma Pós-graduação na Coimbra Business School (ISCAC), sendo frequentemente convidada para dar aulas em universidades portuguesas e estrangeiras.

Mas retornando à minha mediação, é fato que nos gabinetes institucionais, essencial também que as pessoas se destaquem pelo diálogo, pelo foco em prestar um serviço de excelência e humano. Toda atividade profissional integra uma engrenagem e como são humanos que desenvolvem, o resultado impacta socialmente na vida das pessoas. A minha, a sua a nossa ação reflete, neste caso profissional, reflete e resulta em uma sociedade mais justa, equilibrada e feliz. Reconectar é preciso: consigo, com o outro com o universo para caminharmos por novos conhecimento, habilidades e atitudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *