Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Arraial do Ipem estreia no São João do Maranhão neste sábado (11) com Área Kids, Barracão do Forró e outras novidades

11 de junho de 2022 : 09:24

A partir deste sábado (11) um dos mais disputados arraiais do Maranhão abrirá as portas ao público para mais uma temporada junina. Com programação para todas as idades, o tradicional Arraial do Ipem está de volta ao São João do Maranhão, após dois anos sem a festividade. Localizado no Centro Social dos Servidores, no bairro do Calhau, em São Luís, o Arraial do Ipem é um dos locais preferidos do público e vai animar maranhenses e turistas até o dia 10 de julho, com atrações todos os dias.

Este ano, o espaço contará com um leque diversificado de novidades. Em 2022, o “cardápio cultural” do Arraial do Ipem conta com Área Kids, para a alegria da criançada; dois palcos (Palco principal GeoSpace e o Palco Alternativo), além do Barracão do Forró, que promete colocar todo mundo para dançar.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), no Arraial do Ipem foram montadas 26 barracas de comidas típicas e oito barracas de artesanato. O espaço contará ainda com praça de alimentação com 10 Bikes Foods, 12 veículos Food Trucks, quatro restaurantes, além de espaço instagramável, experiência em 360° e áreas de acessibilidade.

Nas redes sociais, o secretário de Cultura do Maranhão, Paulo Victor, mostrou aos internautas os últimos preparativos antes da grande estreia do Arraial do Ipem.

“Finalizando aqui a montagem do Arraial do Ipem. As coisas estão ficando bem bacanas, os portais sendo entregues, as barracas prontas, Espaço Kids sendo montado. Esse é o Governo do Estado e o governador Carlos Brandão acreditando na cultura, que a gente pode fazer movimento e mudar a vida das pessoas através da cultura”, antecipou o titular da Secma.

Mais Renda

Um dos destaques serão os 24 beneficiários do programa Mais Renda que estarão presentes na festa. Ao todo, são 1.000 contemplados do Mais Renda em atividade nos arrais do estado. A iniciativa visa estimular a geração de renda durante os 60 dias do São João 2022.

O Mais Renda é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e funciona da seguinte forma: o Governo do Estado doa kits de equipamentos, um auxílio inicial de R$ 500 e a capacitação para que trabalhadores autônomos em diversas áreas, tais como beleza (manicure/pedicure e cabeleireiro), costura, alimentação e confeitaria, possam dinamizar seus negócios.

Programação

Na vasta programação, shows, grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá e outras atrações da cultura popular. Já neste sábado, a festa começa às 17h30 com atrações dedicadas ao público infantil na Área Kids (Ginásio do Ipem). “Histórias de minha terra”, com William Moraes e Rosana Fernandes, e a apresentação “Cordel e Repente”, com Raimundo Poeta, abrem a programação na Área Kids.

Às 18h, o Tambor de Crioula do Mestre Felipe inicia as apresentações juninas, seguido de Bumba Meu Boi de São Simão, Boi da Fé em Deus, Boi de Santa Fé, show de Thays Moreno, Companhia Barrica, Bumba Meu Boi Mirantes da Ilha e o Boi de Maracanã encerrando a festa.

Na novidade Barracão do Forró, a partir das 19h, o Forró Encaixotado e o Forró de Ló darão o tom do ‘arrasta pé’ por lá.

Homenagem a Mestre Mundoca

O Arraial do Ipem homenageará Mestre Mundoca, lendário cantador do Boi da Floresta. No Arraial, o público vai dispor de totem informativo sobre Mundoca.

Natural de São Bento, Clemente Domingos Pinheiro, o Mestre Mundoca – alcunha que ganhou em homenagem a uma avó chamada ‘Doca’ –, faleceu no mês passado, aos 82 anos, deixando como legado uma vida focada na cultura.

Ao longo de mais de meio século de vida na arte, Mestre Mundoca foi o principal cantador do Boi da Floresta. Mundoca entrou para o grupo após conhecer o Mestre Apolônio Melônio, quando os dois trabalhavam como estivadores no Porto de São Luís, na década de 1950.

E vem aí o Arraial do Parque da Juçara!

Do dia 16 de junho a 3 de julho será a vez do Arraial do Parque da Juçara animar o São João 2022 e a população que vive na zona rural de São Luís.

Um dos mais tradicionais pontos culturais do Maranhão, que ganha destaque no mês de outubro, este ano também estará em evidência nos festejos juninos. Localizado no Maracanã, o Parque da Juçara também será palco para diversas apresentações culturais.

No Arraial do Parque da Juçara, o Governo do Maranhão, por meio da Secma, preparou 18 quiosques e 12 stands de venda de artesanato. O espaço também contará com artigos do Mais Renda, com a presença diária de 30 contemplados do programa, expondo e vendendo produtos.

Serviços emergenciais

Para que a população e os integrantes dos grupos juninos tenham segurança e conforto no Arraial do Parque da Juçara, o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), realizou serviços, em caráter imediato, nas áreas que serão utilizadas durante o São João.

“O espaço é reconhecidamente um dos redutos culturais de São Luís e, este ano, com o retorno do São João após dois anos sem festividades, está sendo incluído na programação oficial, daí a importância desses trabalhos que estamos realizando”, justifica o presidente da AGEM, Leônidas Araújo.

Na obra para o São João foram incluídos serviços de drenagem; reforma de barracas; pavimentação com brita; adaptação de área para estacionamento; reforma de palco; iluminação e sinalização, intervenções que abrangeram uma área de 14.276,75m².

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>