Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Administrador Victor Matheus Choucino é homenageado com título de cidadão ludovicense

14 de junho de 2022 : 10:44

Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (10), a Câmara Municipal de São Luís entregou o Título de Cidadão Ludovicense ao administrador Victor Matheus Choucino, natural de Londrina (PR). A condecoração, solicitada pelo vereador Octávio Soeiro (Podemos), por meio do Decreto Legislativo nº 001/22, aprovado por unanimidade pela Casa, foi entregue no Plenário Simão Estácio da Silveira.

Na sessão solene, Octávio Soeiro destacou a importância da homenagem. “Este é um momento de alegria e emoção, que mostra o nosso reconhecimento a um ilustre cidadão, que é um exemplo de vida para todos nós”, disse o parlamentar, lembrando ainda que a honraria é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à população ludovicense.

Autor do projeto de lei que outorga o título ao paranaense, Soeiro enalteceu a carreira profissional do homenageado e frisou que Victor Matheus Choucino, possui relevantes serviços prestados à capital maranhense, apesar de não ter nascido nela. Nesse sentido, o parlamentar justificou os motivos que o levaram a propor a entrega da honraria ao administrador.

“Sempre dedicado, Victor é referência em nossa cidade porque tem feito um ótimo trabalho em prol da saúde dos ludovicenses ao desenvolver projetos que beneficiam toda a população. A homenagem é mais que justa”, completou o parlamentar.

HONRA E ALEGRIA

Bastante emocionado, Victor Choucino falou da homenagem feita pelo vereador e destacou sua relação e amor com a capital. “Fico muito honrado em poder receber o título, pois esse reconhecimento é uma honra e alegria. A gente espera retribuir com nosso trabalho e a nossa dedicação”, destacou.

A cerimônia contou com a presença do Dr. Igor Alhadef, presidente do Conselho Municipal de Saúde, além de diversos familiares e amigos do homenageado.

Em seu discurso, Victor também destacou a atuação da Estância Bela Vista, clínica especializada em Saúde Mental que tem por foco a filosofia humanista e o trabalho de resgate da identidade do indivíduo.

Ao final do pronunciamento, visivelmente emocionado, o homenageado citou trechos da música “Como nossos pais”, da cantora Elis Regina, que diz “É você que ama o passado. E que não vê. Que o novo sempre vem”.

QUEM É ELE?

Victor Matheus Choucino nasceu em Londrina (PR) e tem como pais Marcelo e Mariza Choucino. O homenageado é casado com Juliana e pai de Cainã Ravi.

O administrador Victor Matheus Choucino, de 23 anos, veio morar em São Luís (MA) com a família, em virtude da transferência do pai para atuar profissionalmente na capital maranhense em 2007. Na capital maranhense, Victor encontrou o caminho profissional, fortaleceu vínculo afetivo, constituiu família e já se considera um ludovicense de coração.

Estudante do Colégio Adventista, Choucino começou a despertar a vocação para trabalhar na área Social desde cedo. Tornou-se voluntário e estabeleceu uma rotina paralela aos estudos. Naquela ocasião, ele também se dedicou à realização de projetos de Assistência Social e de melhoria de comunidades menos favorecidas.

O primeiro aconteceu em 2014, por meio de parceria entre escola, igreja e uma associação comunitária. Naquele momento foi possível arrecadar mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis que foi destinada a diversas comunidades.

Segundo a biografia do homenageado, a missão do exercício do amor ao próximo foi uma das lições adquiridas em casa, com os ensinamentos do avô agricultor José Antônio Choucino e da avó Alzira Quirino.

Já no ano de 2016, em uma jornada parlamentar simulada promovida pela Câmara Federal, Victor representou o Maranhão no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2016), em Brasília. Ele foi selecionado entre os 56 inscritos em todo o Estado por ter obtido as maiores notas do País com o projeto que previa a criação de um sistema de TV nas escolas públicas brasileiras. Pelo projeto, os próprios alunos seriam os produtores, editores e apresentadores do veículo.

Clínica – Vale destacar também que Victor Choucino está há 3 anos à frente da administração da Estância Bela Vista, clínica especializada em Saúde Mental que tem por foco a filosofia humanista e o trabalho de resgate da identidade do indivíduo.

Além de coordenar a rotina operacional da Clínica, o homenageado também se dedica a um calendário de projetos sociais e de Educação que abordam a importância da conscientização sobre a Saúde Mental. Dentre estas iniciativas, podem ser destacadas ações dos Janeiro Branco, Setembro Amarelo e Projeto Recomeçar.

O trabalho de Victor também conta com a parceria da iniciativa privada, bem como do poder público, e tem como objetivos principais a valorização da vida e a prevenção de doenças. A programação de atividades e eventos gratuitos é extensa e desenvolvida ao longo do ano, com abrangência também a outros municípios – além de São Luís. Para Victor, estar mais próximo possível da comunidade é o mais importante.

Vale ressaltar, por fim, que o homenageado busca atualmente uma nova vitória: a aprovação do Projeto de Lei que visa instituir gratuidade no sistema de transporte coletivo urbano de São Luís

a pessoas de baixa renda acometidas de transtorno mental que estejam em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Capital. A proposição é de autoria do vereador Octávio Soeiro.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>