Secretaria de Desenvolvimento Econômico instala Comissão Estadual para implantar ZPE-MA

A recém criada SEDEPE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Programas Estratégicos) do Governo do Estado deu mais um passo importante para atração de investimentos ao Maranhão. O órgão, em solenidade com a participação da Secretaria de Planejamento e Orçamento, Secretaria de Indústria e Comércio, Jucema (Junta Comercial do Estado do Maranhão), Mapa (Maranhão Parcerias) e Gasmar (Companhia Maranhense de Gás Natural), instalou a Comissão Estadual da ZPE-MA (Zona de Processamento de Exportação do Maranhão), no auditório da Casa Civil, Edifício João Goulart.

O evento concorrido contou com a presença de representantes das mais importantes instituições e organismos voltados à economia do Estado. Participaram o presidente da FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão), Edilson Baldez e membros da Diretoria, Luiz Fernando Renner, Benedito Mendes, Celso Gonçalves e de outras entidades empresariais. Os prefeitos da região onde será instalada a ZPE, Hilton Gonçalo, de Santa Rita; Fernanda Gonçalo, de  Bacabeira e César Castro, de Cachoeira Grande, também estiveram presentes.

O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE), Helson Braga, doutor em Economia pela Universidade de Michigan e o superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Econômica da SEDEPE e ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado, Rocha Neto, fizeram as exposições aos presentes.

O ex-governador e secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares, enalteceu o “momento fantástico” vivido pelo Maranhão e citou a inclusão da capital na Rota da Seda, além dos fartos recursos naturais para créditos de carbonos  e outros projetos de desenvolvimento.

“Eu vejo os elementos se encaixando nesse projeto, não só os elementos naturais que o Maranhão é riquíssimo de matéria-prima, como a entrada de insumos que são produzidos pelo mercado nacional”, avaliou o cônsul de Twain, Wang Chao Chou.

A Comissão foi instalada, de forma legal, por meio do Decreto n0. 37.581, de 18 de abril de 2022, que estabelece a necessidade de diretrizes e estratégias para criação e implantação, considerando que a ZPE “tem potencial para geração de emprego, renda, prosperidade, desenvolvimento e inovação tecnológica no Estado do Maranhão”.

Um diagnóstico completo e aprofundado para a implantação da ZPE- MA foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Programas Estratégicos, responsável pela prospecção de empreendimentos ao estado. A iniciativa demonstraque, finalmente, o projeto sairá do papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *