Prefeito Eduardo Braide lança “Prefeitura no Bairro” em comemoração aos 104 anos da Liberdade

“Eu estou tão feliz com todas as obras que o prefeito Eduardo Braide está trazendo para o nosso bairro hoje. A Liberdade nunca recebeu um presente como esse”. A felicidade de dona Conceição Pinto Silva, 89 anos, moradora da Liberdade há 60 anos, resume o sentimento da comunidade. Nesta quarta-feira (25), data em que o bairro comemora seus 104 anos de fundação, o prefeito Eduardo Braide fez o lançamento do programa Prefeitura no Bairro.

A partir de agora, diversos serviços de revitalização e reestruturação serão executados na Liberdade para garantir melhores condições para a população. A Prefeitura de São Luís está investindo R$ 1.628.000,00 para entregar um bairro completamente revitalizado, com mais mobilidade, infraestrutura, segurança e qualidade de vida para os moradores.

“Hoje a Liberdade comemora seus 104 anos de fundação. Uma parte significativa da história da nossa cidade foi construída neste bairro e pelas pessoas que aqui moram. Por isso, para marcar este dia histórico, estamos trazendo o maior conjunto de investimentos que o bairro já recebeu. Com o programa Prefeitura no Bairro vamos fazer a reforma do Mercado da Liberdade, do prédio onde funcionou a UEB Mário Andreazza para melhorar a educação no bairro. Também vamos fazer intervenções asfáltica e implantar nova sinalização de trânsito. Vamos garantir mais segurança com a nova iluminação de LED. O bairro vai ficar mais bonito e as novas praças e intervenções de arte urbana que serão executadas. E outra boa notícia é que a Liberdade passará a fazer parte do nosso roteiro turístico com a criação do roteiro Quilombo Cultural São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O lançamento do Programa Prefeitura no bairro contou com a presença da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; dos vereadores Raimundo Penha (PDT), líder do Governo Municipal na Câmara; e Concita Pinto (PCdoB).O ex-vereador e liderança do bairro Liberdade, César Bombeiro, também esteve presente.

As boas notícias em forma de presente de aniversário foram recebidas com alegria e aplausos por parte dos moradores que participaram do lançamento. “A gente estava precisando de um prefeito que olhasse para o nosso bairro e trouxesse as melhorias que a gente precisa. Agora a gente tem um prefeito assim. A Liberdade vai ficar muito melhor”, disse a dona de casa Conceição Pinto Silva, 89 anos.

Quem também não escondeu a felicidade foi a agente de portaria Maria José Machado, 59 anos. Ela que é “nascida e criada no bairro”, como fez questão de dizer, afirmou que as melhorias anunciadas nesta quarta-feira eram aguardadas há muito tempo. “A Liberdade, assim como diversos bairros de São Luís, precisam de muitos serviços para resolver os problemas que dificultam a vida da população. Não adianta vir, fazer uma coisa e ir embora. Tem que ser assim como será feito agora. Resolver várias coisas de uma vez”, comentou.

O chefe de gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão (CGJ), desembargador José Bernardo Silva Rodrigues; e a juíza auxiliar da CGJ, Tereza Cristina Palhares Nina, também estiveram no lançamento do programa Prefeitura no Bairro Liberdade para anunciar a presença dos serviços da Corregedoria como o de regularização fundiária, realizar audiências de conciliação, entre outros.

PREFEITURA NO BAIRRO LIBERDADE

Por meio de uma ação conjunta de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de São Luís, a Liberdade receberá diversas intervenções nas próximas semanas. Uma destas intervenções será no prédio do antigo matadouro onde funcionou a Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Mário Andrezza. O prédio é um marco, pois foi a partir da sua construção que a comunidade começou a se formar.

No local serão feitos serviços de pintura interna e externa, revisão do telhado e do forro, correções nas redes elétricas e hidrossanitárias, substituição de pias e vasos sanitários, entre outras, para que o espaço volte a ter condições de receber as crianças do bairro em idade escolar, sendo mais uma unidade de ensino para a comunidade. Atualmente, a UEB Mário Andreazza funciona no antigo prédio do Centro de Ensino Estado do Pará, que estava desativado.

Também será feita a reforma do Mercado Municipal da Liberdade, que receberá pintura interna e externa, reforço na estrutura metálica de sustentação do mercado, reparos no telhado e calhas, demolição e construção de nova caixa d’água, nova sinalização e rampas de acesso.

Será executada operação tapa buraco nas principais vias do bairro para melhorar a mobilidade e dar mais segurança à rota do transporte urbano. As vias receberão nova sinalização horizontal e vertical para disciplinar o tráfego.

A Praça do Japão será totalmente revitalizada e dois novos espaços de lazer e convivência serão implantados no bairro. Um ficará localizado em frente à Igreja Santo Expedito e outro em frente ao Mercado da Liberdade.

Também será executada a reforma da rotatória e canteiro central da Avenida Governador Luís Rocha, que receberá ainda novo projeto paisagístico. Para melhorar a limpeza urbana serão implantados novos pontos limpos e para embelezar ainda mais o bairro será feita pintura artística na escadaria de acesso à Floresta.

Em comemoração aos 104 anos de fundação do bairro e em reconhecimento à sua importância cultural será implantada a criação do Roteiro Quilombo Cultural São Luís, incluindo o bairro no roteiro turístico de São Luís. Ao todo, serão 10 pontos de cultura para visitação no bairro.

Também compareceram os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; Educação, Caroline Marques Salgado; Turismo, Saulo Santos; Trânsito e Transportes, Diego Baluz; Informação e Tecnologia, Felipe Falcão; Planejamento e Desenvolvimento, Simão Cirineu; Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; os presidentes do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Walber Pereira; do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Érica Garreto; e o Corregedor-geral do Município, Sérgio Motta.

2 thoughts on “Prefeito Eduardo Braide lança “Prefeitura no Bairro” em comemoração aos 104 anos da Liberdade

  1. Eu moro próximo a praça Mário Andreazza, onde fica a escola de mesmo nome. A escola passa por uma reforma e para a surpresa de ninguém, a reforma não ficará perfeitamente acabada. No fundo da escola cujo muro fica na frente da praça, funcionou até 2003 um jardim de infância, que foi desativado. O jardim se deteriorou com o passar do tempo ficando só mato e ruínas, mas esperava-se que a reforma fosse dar um jeito no lugar construindo mais salas de aulas ou construindo uma quadra esportiva para os alunos ou uma área de vivência, mas nada será feito lá. Está horrível o local, retiraram algum entulho e ficará assim mesmo porque a previsão de entrega da obra é no próximo sábado. Quando se faz alguma coisa deve-se fazer direito ou então não se faz. Nesse caso a reforma da Semed ficará parecendo remendo de vestido velho com tecidos novos. Ah, e o telhado da escola considerado muito problemático não foi trocado só remendado já que lá é de telha brasilite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *