Oportunidade! Trabalhador pode usar parte do FGTS para investir na Eletrobrás

Entre os dias 3 e 8 de junho, o trabalhador que possui no mínimo R$400 depositado no FGTS, terá a oportunidade de investir em um Fundo Mútuo de Privatizações (FMP). Algo semelhante ao que foi feito nos anos 2000 com a Companhia Vale do Rio Doce e a Petrobras.

O trabalhador vai poder investir até 50% do seu valor total do FGTS no FMP. Os fundos de privatização são chamados de “monoação”, o que significa que investem nas ações de uma única empresa. Os regulamentos das carteiras que já foram registradas na CVM indicam que eles devem investir no mínimo 90% do patrimônio nos papéis da Eletrobras. Os 10% restantes podem ser alocados em títulos de renda fixa.

O assessor de investimentos da Miura em São Luís vinculada ao Banco BTG Pactual, Fred Figueiredo, afirma que é uma excelente oportunidade para o trabalhador garantir um rentabilidade em cima de um dinheiro que hoje rende de forma negativa.

De acordo com Fred Figueiredo, o dinheiro depositado no FGTS atualmente rende 3% ao ano, sendo que a inflação de 2021 foi de 10,76%, ou seja, o capital parado no FGTS está sofrendo desvalorização.

Fred Figueiredo lembra que o fundo da Petrobras também lançado pelo Governo Federal, rendeu entre 2000 e 2019, mais de 800%, equivalendo a 40% ao ano.

O trabalhador que investir no FMP terá que permanecer no mínimo 12 meses com o dinheiro investido na Eletrobrás, depois pode resgatar de volta para o FGTS, caso queira ou permanecer por tempo indeterminado no FMP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *