Governador Carlos Brandão vai pedir licença por 10 dias; Presidente do TJMA, Paulo Velten, assume o Governo

O governador Carlos Brandão (PSB), vai entrar com pedido de licença por motivo de saúde pelo prazo de 10 dias. Em São Paulo, desde o dia 17 de maio para retirada de um cisto no rim, ele completa no próximo dia 1º de junho, 15 dias fora de São Luís, após esse prazo, obrigatoriamente ele deve pedir licença ou corre risco de sofrer cassação. O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, deve comandar o Governo do Maranhão até o retorno do titular.

De acordo com informações da assessoria de Carlos Brandão, o prazo de 10 dias do pedido de licença deve ser apenas protocolar, pois ele deve retornar antes desse prazo final. O quadro de saúde do governador é bom, mas por conta do pós cirúrgico, ele precisou ficar uns dias a mais internado.

Pessoas do entorno de Carlos Brandão afirmam que ele é diabético e hipertenso, por isso a necessidade de um cuidado a mais, após a realização da cirurgia. Mas no geral também confirmam a informação da assessoria que seu estado de saúde no geral é bom.

Carlos Brandão está internado no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo, informação esta que não é confirmada pela assessoria, mas foi repassada por pessoas próximas do governador.

Presidente do TJMA assume

Pela previsão legal da Constituição Estadual, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), é quem deveria assumir o comando do Governo, porém como ele concorre a reeleição de deputado estadual este ano, não pode assumir o mandato, pois ficaria inelegível. Dessa forma, cabe ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, assumir o mandato.

Desde 2019, quando José Joaquim Figueiredo dos Anjos assumiu o mandato em julho, que um presidente do TJMA, não assumiu o exercício da função de governador do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *