Coordenador da Fenact, Eliel Gama destaca Lançamento do Plano Estadual de Políticas Sobre Drogas

Coordenador no Maranhão da Federação das Comunidades Terapêuticas – Fenact, o presidente do Cidadania Eliel Gama participou do lançamento do Plano Estadual de Políticas Sobre Drogas que aconteceu nesta terça-feira, 11, no Palácio dos Leões.

O Plano foi desenvolvido entre o poder público, entidades e a sociedade civil através de seminários e tem vigência de 10 anos sendo revisto a cada dois. “O Plano surge como um manual de orientações com conteúdo programático e metas aos agentes que estão nesta luta, como nos das comunidades terapêuticas. É um importante passo para aumentar a assistência aos adictos”, destacou Eliel.

A prioridade a reafirmação e integração das políticas públicas nas intervenções sociais, para que as ações, em articulação com os movimentos sociais e por meio das Organizações da Sociedade Civil, contribuam para o enfrentamento ao uso de drogas no estado. O documento é pautado na defesa de que a saúde é um direito humano indispensável para o exercício dos outros direitos.

As Comunidades Terapêuticas são entidades privadas, geralmente ligadas a igreja evangélica, sem fins lucrativos, que realizam gratuitamente o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário. Os internos passam por atividades laborais, de disciplina e também pela espiritualidade.

A Fenact será mais um braço para implantação deste plano. Trabalhamos na recuperação das pessoas, precisamos dessa integração e colaboração. Acreditamos que tanto o homem como a mulher merecem sempre uma nova chance e é isso que buscamos no tratamento”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *