Carlos Brandão confirma que vai se filiar em um partido de esquerda em busca do apoio de Lula

Maranhão Hoje

O vice-governador Carlos Brandão (PSDB), confirmou na terça-feira (25), após o lançamento da Expo Indústria, no Blue Tree Hotel, no bairro do Calhau, em São Luís, que está deixando o ninho tucano. O seu destino, inevitavelmente, será um partido de esquerda, já que ele afirmou: “todo meu grupo (político) é de esquerda”.

Carlos Brandão diz que o novo partido ainda não foi definido e que o PSB, do governador Flávio Dino, é uma possibilidade, mas o martelo ainda não foi batido. Outros partidos com perfil de esquerda que estão apoiando a pré-candidatura do vice-governador são PT e PCdoB.

Apesar da saída, Brandão quer manter o apoio dos tucanos, sem que participem da  chapa majoritária. Mas nos bastidores, vários já se movimentam para tomar o controle do partido.

Carlos Brandão descarta uma ida para o Cidadania (que tem origem na esquerda e dissidência do Partido Comunista), pois há uma negociação em andamento para que seja fundido ao PSDB, ou seja, não alteraria sua estratégia eleitoral. Há poucos dias, ele esteve em Brasília com o presidente nacional da legenda, Roberto Freire.

O anúncio foi feito minutos após o presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, promotor do evento, ter declarado apoio à pré-candidatura candidatura do vice-governador. Segundo Baldez, há um entendimento quase unânime no setor produtivo de que ele é a melhor opção para suceder Flávio Dino.

Guinada – Recentemente, o ex-presidente Lula manifestou desconforto em fazer aliança com Flávio Dino no Maranhão tendo ele um candidato a governador filiado ao PSDB, um dos principais adversários do PT na política nacional e que tem como pré-candidato a presidente o governador de São Paulo,  João Doria, que promete ser uma pedra no sapato do petista.

A migração do vice-governador para uma legenda mais esquerda não afeta em nada o apoio do empresariado. Segundo uma liderança do setor comercial, Brandão nunca será de esquerda e prova disso foi seu discurso na abertura do evento, no qual prometeu menos burocracia, principalmente dos órgãos ambientais, para dificultar a vida de quem quer empreender.

Brandão assume o Governo do Estado em março e diz que tudo para merecer a confiança da população para conquistar um segundo mandato na eleição deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *