Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Alumar anuncia retomada de sua capacidade total de produção de alumínio; empresa vai gerar 2500 empregos

6 de janeiro de 2022 : 15:59

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – ALUMAR anuncia a retomada de 100% de sua capacidade de produção de alumínio. A South 32, empresa parceira no Consórcio, anunciou na noite de 5 de janeiro, que vai retomar os 40% de sua participação na produção de alumínio na planta. Com o anúncio, a Alumar retoma 100% de sua capacidade de produção, que será de 447 mil toneladas métricas de alumínio por ano (mtpa). Ao todo, a reinicialização envolverá a contratação de mais de 1.000 colaboradores, além de gerar 1.500 empregos indiretos na região. Em setembro, a Alcoa, que retem 60% da Alumar, já havia anunciado a retomada de sua parte da produção.

O processo para o reinício da produção já começou. A entrega do primeiro lingote de alumínio está prevista para o segundo trimestre de 2022 e a capacidade total deverá estar operacionalizada até março de 2023 e abastecida com energia 100% renovável.

“Após um planejamento robusto, tenho orgulho em anunciar que retomaremos com 100% da nossa capacidade de produção de alumínio”, disse Helder Teixeira, Diretor da Alumar. “A inclusão da consorciada South 32, junto à Alcoa, trará resultados expressivos em investimentos e geração de emprego e renda para o Maranhão, frutos do compromisso contínuo com o país, governo e sociedade”, concluiu.

Walmer Rocha, Gerente da Redução da Alumar, disse que a companhia está muito entusiasmada com todo o trabalho que já está em andamento. “A produção do primeiro lingote de alumínio está prevista para o segundo trimestre deste ano e, no início de 2023, chegaremos a plena capacidade com a produção de 447 mil toneladas métricas de alumínio por ano. Alcançaremos esse resultado com priorização da mão de obra e empresas locais, qualificação de nossos colaboradores e com excelência operacional, contribuindo de forma destacada para a sustentabilidade financeira e ambiental de nossa companhia”, finalizou.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>