Professores da rede pública municipal de São Luís vão protestar em frente à Prefeitura

Um problema que se arrasta há quase um ano e, até o momento, a Prefeitura de São Luís não dá retorno sobre a homologação do Edital 02/2020. Publicado no dia 16 de dezembro de 2020, o Edital tornou público a realização de processo de opção de ampliação de jornada de trabalho para 30 ou 40 horas semanais, mediante a exoneração de um dos vínculos de professor ao profissionais do Magistério da rede pública municipal de São Luís.
.
Cerca de 79 professores passaram por esse processo, abrindo mão de um cargo e até o momento não há nenhuma solução. Nos últimos meses, o Sindeducação e esses profissionais apenas escutam – tanto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) – após diversas cobranças em reuniões ou via-ofícios “que a Prefeitura de São Luís está em processo de estudo jurídico da situação”.
.
Os profissionais, que abriram mão de uma matricula, temem que, neste período em que as aulas presenciais estão sendo retomadas, em que o Poder Judiciário está dando celeridade em suas atividades (depois do período pandêmico), sejam ainda mais prejudicados, inclusive condenados por improbidade administrativa, pela simples falta de organização da Prefeitura de São Luís.

“A direção do Sindeducação entende que não há nenhum impedimento legal para homologação destas ampliações. Neste sentido, toma medidas cabíveis, como o ato de hoje, realizado em frente à Prefeitura de São Luís, para fortalecer esta luta e tantas outras. O prefeito Eduardo Braide tem obrigação de fazer o que prometeu em sua campanha eleitoral: respeitar e valorizar os professores e professoras de São Luís que tanto contribuem para o desenvolvimento da rede”, observou a presidente do Sindeducação, Sheila Bordalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *