Gastão participa de mesa-redonda no Fórum Jurídico de Lisboa

O deputado federal Gastão Vieira participou, nesta terça-feira (16), da mesa-redonda “Trabalho 4.0”, realizada durante o Fórum Jurídico de Lisboa. O evento é promovido pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e pelo ICJP (Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

Gastão Vieira apresentou números recentes sobre a baixa eficácia do letramento no país, que teria piorado durante a pandemia.

“Estou convencido de que é preciso formar mão de obra para o futuro que está vindo. Para isso, porém, teremos de melhorar consideravelmente a entrada da criança na escola, onde se dá o processo de alfabetização. Nossa distorção idade/série chega a 50%”, lamentou.

O parlamentar falou sobre o crescimento do mercado informal e sobre a compressão salarial vivida no país.

“Hoje, nivelou-se por baixo. Sabemos que o indivíduo de ensino superior completo disputa a mesma vaga com aquele que cursou o fundamental”, exemplificou.

Os debates foram moderados pelo professor do IDP José Roberto Afonso, que também é sócio-fundador da consultoria Finance e vice-presidente do Fórum de Integração Brasil-Europa. Também participante do encontro, a desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região e a diretora executuva do SEST SENAT, Nicole Goulart.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *