Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Dr. Gutemberg anuncia evento com ações de saúde para funcionários da Câmara Municipal de São Luís, nesta quarta-feira (17)

16 de novembro de 2021 : 11:27

Em alusão à Campanha Novembro Azul, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o médico e vereador Dr. Gutemberg, com o apoio do presidente da Câmara, vereador Osmar Filho, realiza nesta quarta-feira (17), um evento repleto de ações de saúde para os funcionários e vereadores da casa parlamentar.

O evento acontece das 9h até às 13h, nas dependências da Câmara, e vai ofertar diversas ações com foco na saúde do homem, palestra com orientações sobre o câncer de próstata e outras ações para públicos de diversas idades.

Apesar do mês ser dedicado ao Novembro Azul, vários serviços serão ofertados para públicos de diversas idades.

Serviços que serão oferecidos: consulta com clínico geral, consulta com Urologista; consulta odontológica; consulta com nutricionista; serviços de enfermagem; teste rápido (tipo antígeno) para COVID-19; testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C; ações educativas sobre IST/AIDS e Hepatites Virais; distribuição de preservativos e lubrificantes; vacinação (H1N1, Dt, Hepatite B, FA, Tríplice viral); ações educativas sobre COVID-19, câncer de próstata, IST/AIDS e Hepatites Virais, medicamentos da Farmácia Básica.

Dr. Gutemberg reuniu vários profissionais da saúde para a oferta dos serviços, além de firmar parcerias com a secretaria de saúde do Município, FIEMA,  SESI e CEUMA.

Médico e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão, Dr. Gutemberg lembra que historicamente os homens buscam menos os serviços de saúde para se cuidar e prevenir doenças.

“Queremos proporcionar um dia diferenciado para os funcionários da nossa Casa Parlamentar. Muito além da prevenção contra o câncer de próstata e a conscientização sobre a doença, a campanha Novembro Azul busca alertar para a importância de os homens cuidarem da saúde durante todo o ano. Vamos quebrar o preconceito e entender cada vez mais que a prevenção é o melhor caminho. Quero agradecer aos nossos parceiros neste evento, prefeito Eduardo Braide, secretário Dr. Joel, a professora Rosângela do Ceuma, e FIEMA e SESI, em nome do presidente Edilson Baldez, vice-presidente Celso Gonçalo e superintendente do Sesi, Dr. Diogo ”, disse Dr. Gutemberg.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

– Diagnóstico e Prevenção
Doença silenciosa, em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente não provoca sintomas. No estágio avançado pode causar alguns sintomas como: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria), sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica, exame de toque retal, exame de PSA (sangue) e, em alguns casos, com o auxílio de exames de imagem, como ressonância e ultrassonografia de próstata, além de biópsia guiada (retirada de um pequeno fragmento para análise patológica).

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>