Diretoria do COREN/MA discute com reitor da UFMA e superintendente do HUUFMA projetos para a enfermagem

Membros da diretoria executiva do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão – Coren/MA – estiveram reunidos com o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Prof Dr Natalino Salgado, e com a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Dra Joyce Lages. Na oportunidade foram discutidos projetos que vão beneficiar a enfermagem no estado.

Kelly Inaiane, Deusdede Fernandes e Beatriz Silva, acompanhados do enfermeiro William Vieira, representando a Secretaria Municipal de Saúde, apresentaram uma proposta de criação da Escola da Enfermagem a ser desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de São Luís, UFMA e Coren/MA na região do Itaqui-Bacanga. A ideia é promover uma formação em Saúde da Família para profissionais da enfermagem no Maranhão, assim como para estudantes.

“A Atenção Primária é fundamental para evitar que hospitais de média e alta complexidade fiquem lotados com pacientes, que poderiam ter sido tratados inicialmente em Centros de Saúde de Atenção Básica. A prevenção sempre é o melhor remédio”, argumentou Kelly Inaiane ao apresentar o projeto para Natalino Salgado.

O reitor da UFMA ficou muito interessado no desenvolvimento do projeto e ao lado da Dra Joyce Lages, ele sugeriu promover novos encontros para que oficinas possam ser desenvolvidas para montar a proposta de desenvolvimento da Escola da Enfermagem que poderia abrigar a residência médica e até mesmo a residência multiprofissional de Saúde da Família.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *