Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Advogado Kaio Saraiva é o primeiro presidente eleito para o sistema OAB por meio de votação online

18 de novembro de 2021 : 17:50

Com uma campanha propositiva, transparente e respeitosa, focada em resultados e melhorias para a advocacia e a comunidade em geral, o advogado, Kaio Saraiva, entra para a história da Ordem dos Advogados do Brasil como o primeiro presidente eleito para uma Seccional por meio de uma eleição virtual. Juntamente com ele toda a Chapa 4 “Preservar as Conquistas e Avançar +”, que inclui a Diretoria da OAB/MA, Conselheiros Federais, Estaduais e suplentes e a diretoria da Caixa de Assistência do Maranhão (CAAMA). A OAB/MA foi a primeira no país a ter como ferramenta a votação pela internet desenvolvida pela Webvoto Tecnologia.

“É uma ferramenta segura, auditável de democratização e inclusão dos advogados e advogadas no sistema eleitoral. Muitos poderam votar sem percorrer longas distâncias. É como seguiremos na gestão: sempre proporcionando melhorias para advocacia maranhense”, afirmou Kaio Saraiva, o presidente eleito.

O projeto, apresentado pelo próprio Kaio, até então diretor-tesoureiro da OAB/MA, é seguro e democrático levando para cerca de 85,3% dos advogados maranhenses a depositaram seus votos por meio de computadores, smartphones e tabletes. Destes, 68% utilizaram o certificado digital como forma de acesso ao ambiente virtual de voto. Os demais 32% não dispunham de certificado digital e compareceram nas unidades da OAB/MA distribuídas pelo Estado para colher os votos de maneira presencial.

Ainda em campanha, o então candidato Kaio Saraiva, defendeu a modalidade online tendo os seguintes critérios como base: legitimação das eleições online para as seccionais da OAB; democratização e inclusão dos advogados e advogadas no sistema eleitoral; segurança do sistema de votação e auditoria do sistema online de votação.

A iniciativa se tornou realidade a partir da aprovação unânime do plenário da OAB Nacional de mudanças no Provimento nº 146/2011, que deu a cinco seccionais – entre essas pioneiras, a OAB/MA – a condição de, já em 2021, realizar suas eleições em cenário virtual. A expectativa da OAB Nacional é que no triênio seguinte, ao final de 2024, as 27 seccionais adotem o voto virtual.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>