Dr. Gutemberg Araújo, vereador defensor dos animais

Durante sessão na Câmara Municipal de São Luís, o vice – presidente da Casa Parlamentar, vereador Dr. Gutemberg, destacou a passagem pelo Dia dos Animais, celebrado no dia 04 de outubro – Dia de São Francisco de Assis. Na ocasião, Dr. Gutemberg voltou a lembrar que São Luís vai ganhar um Hospital Público Veterinário.

O objetivo do Hospital é servir à parcela da população que possua animais domésticos e carece de recursos financeiros para arcar com os custos de saúde em hospitais veterinários particulares.

“O deputado Aluísio Mendes  já garantiu à Prefeitura de São Luís, recursos oriundos de emenda parlamentar de sua autoria para a construção do Hospital Público Veterinário. Vamos realizar o sonho de muita gente que assim como eu, luta pela causa animal“, disse Dr. Gutemberg.

A unidade é fruto de reuniões e esforços em conjunto, do vereador Dr. Gutemberg, do deputado federal Aluísio Mendes, prefeito Eduardo Braide,  secretário de saúde, Dr. Joel, e as Ong’s que trabalham pela proteção dos animais em São Luís e sempre abraçaram essa luta.

O vereador lembrou ainda que a unidade significa respeito aos direitos dos animais, além de contribuir para a saúde pública, pois o local será um centro de referência para identificação e controle das principais doenças de notificação compulsória, que afetam tanto humanos quanto os animais, como: a raiva, leishmaniose e outras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam no país cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados. Como a pandemia ampliou a crise social e econômica, muitos animais adotados foram devolvidos ou voltaram a ser abandonados.

“É uma triste realidade. Estamos trabalhando para que o poder público dê mais incentivos para a adoção dos animais”, analisa Dr. Gutemberg.

Parlamentar sensível à causa animal, Dr. Gutemberg, que também é médico, criou em São Luís a Lei nº 6.698/2020, que permite a liberação de animais de estimação para os pacientes internados em hospitais. Isso desde que sejam respeitados os critérios definidos em cada unidade hospitalar, além de observar as regras pela OMS.

“O uso de animais na terapia melhora a autoestima de pacientes internados e ajuda no tratamento de doenças. A causa animal é algo que abraço com muito carinho. E a construção do hospital público veterinário significa bem-estar para toda a nossa sociedade. Será um local que vai acolher os animais de estimação que fazem parte da nossa família”, afirmou Dr. Gutemberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *