Afonso Manoel é o responsável por preservar viva a visita de São João Paulo II ao Maranhão

Afonso Manoel com Dom Belisário em missa no espaço do antigo Papódromo, os dois lutaram muito pela revitalização do espaço

Atos históricos ficam para sempre na memória e estes acabam sendo rememorados ao longo dos anos, para isso acontecer também é preciso determinação e perseverança. Na próxima quinta-feira (14), acontece no Parque São João Paulo II, uma missa em alusão aos 30 anos da passagem do Papa João Paulo II em São Luís. O arcebispo Dom Gilberto Pastana será o responsável por conduzir o ato religioso.

O santuário religioso de São Luís – Parque São João Paulo II – foi uma luta de Afonso Manoel, que enquanto deputado estadual e vereador, lutou para que o antigo Papódromo virasse um local da memória da passagem de um dos Papas mais queridos da história da Igreja Católica.

O santuário sediado no Aterro do Bacanga visa manter viva a memória da visita do Papa João Paulo II ao Maranhão, realizada em outubro de 1991.

E esse processo foi iniciado em 2007, quando o então governador Jackson Lago sancionou a lei, originária de um projeto do então deputado estadual Afonso Manoel, que cedeu o espaço para a Arquidiocese de São Luís.

Ao longo dos anos, Afonso Manoel lutou bravamente ao lado do Terço dos Homens para a revitalização do local. Missas foram celebradas e mutirões realizados para urbanizar a área, mas finalmente o Governo do Maranhão decidiu assegurar um novo espaço público para o povo do Maranhão, além de todos aqueles que quiserem conhecer e relembrar a histórica visita do Papa João Paulo II a São Luís.

As obras de construção do Parque São João Paulo II ficaram sob a coordenação do Governo do Estado, que transformou o local em uma ampla área do culto religioso, assim como da prática esportiva, desenvolvimento de atividades culturais e também de geração de renda.

Agora, o Parque São João Paulo II, além de atrair turistas e visitantes, pode também ser um centro de atração mundial, uma vez que pessoas do mundo todo podem fazer romaria para conhecer o local em que São João Paulo II celebrou uma missa histórica na manhã do dia 14 de outubro de 1991.

Afonso Manoel comemorou muito a entrega do Parque São João Paulo II, uma vez que está revitalizada uma área tão importante para os católicos do mundo todo.

Em 2007, o então governador Jackson Lago acatou a proposição apresentada por Afonso Manoel e garantiu a cessão por 20 anos do Papódromo à Arquidiocese de São Luís. E nos últimos dois anos, já no governo Flávio Dino foi renovada por mais 20 anos a cessão deste espaço.

É necessário ainda frisar a importância de três pessoas que foram fundamentais para a revitalização desse espaço: o então arcebispo de São Luís, Dom Belisário; o diretor espiritual do Terço dos Homens, Padre Clemilton Ferreira e o ex-diretor-presidente do Terço dos Homens, Edmilson Barbosa, que faleceu em decorrência da Covid-19, mas foi um grande lutador para a conclusão desse projeto.

*Com informações do blog de Manoel Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *