Duarte denuncia prefeitura por fazer eutanásia em animais

Neste segunda-feira (30), o Deputado Duarte Jr, fez uma visita á Unidade de Vigilância em Zoonoses de São Luís, localizada no 5km, da Estrada de Ribamar. Entre as diversas constatações, ele foi informado que não há uma campanha de vacinação contra a raiva que vá até os bairros, nem serviço de castração de animais, ou mesmo a distribuição de coleiras preventivas. E o mais alarmante foi a informação de que o procedimento adotado pela UVZ, em casos de animais com leishmaniose, é a eutanásia.

As informações foram confirmadas pelo Diretor da Divisão de Raiva da Prefeitura de São Luís, José Antônio Veloso: “Veja só. O tratamento depende da vontade do proprietário do animal, do tutor. Se ele quer fazer o tratamento ou não. Se ele quiser, precisa procurar uma clínica  particular”.

Ainda quando perguntando pelo deputado, se a prefeitura só banca a eutanásia, e não banca o tratamento, ele confirma e completa: “ Não banca tratamento. Não tem!” Mais uma vez questionado, por Duarte que perguntou se a Prefeitura só manda para a eutanásia, o Diretor confirmou, mais uma vez, movimentando a cabeça, como pode ser constado em um vídeo postado pelo Deputado em suas redes sociais.

De acordo com o deputado Duarte Jr, a iniciativa de visitar a UVZ partiu da necessidade de entender o motivo pelo qual tantas pessoas reclamam da falta de assistência à saúde animal em São Luís e completou: “O que era pra ser apenas uma visita para entender de que forma poderíamos ajudar a UVZ na proteção aos animais, se tornou uma preocupação a partir do momento que fui informado que a única forma que a prefeitura atua em casos de leishmaniose é enviando o animal, para a eutanásia, mesmo com a possibilidade de se oferecer um tratamento para a doença, já reconhecido pelo Ministério da Saúde”, ponderou.

Desde 2016, por meio da nota técnica conjunta 001/2016/ MAPA/MS, assinada pelo Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento e pelo Ministério da Saúde, foi autorizado o registro do produto  MILTEFORAN, indicado para o tratamento de leishmaniose visceral canina.

O uso do medicado vem sendo defendido e usado por médicos veterinários  que são contra a eutanásia e têm buscado soluções que visam garantir qualidade de vida e bem-estar aos animais diagnosticados com a doença.

Diante do caso, o deputado vem fazendo uma campanha  nas redes sociais  contra a eutanásia e vai oficiar o Ministério Público, cobrando uma solução por parte da prefeitura para o problema, e afirmou: “Não vamos admitir que os animais paguem  com a própria  vida, por conta de uma política de omissão  e irresponsabilidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *