Após escolha de Marcelo Tavares para o TCE, saiba quantas e quando as próximas vagas vão ser abertas
O chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB), foi escolhido pela Assembleia Legislativa para assumir a função de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado no lugar de Nonato Lago que se aposenta no próximo dia 8 de setembro. Porém daqui dois anos, novas movimentações devem ocorrer, pois mais dois membros do pleno vão se aposentar, trata-se de Raimundo Oliveira Filho e Edmar Cutrim.
Novas discussões vão surgir, sobre quem tem direito a essa vaga, se é o executivo, legislativo ou o Ministério Público de Contas, porém com o atual debate já foi antecipado que a vacância de Raimundo Filho vai ser preenchida com uma indicação vinda da Assembleia Legislativa.
Após as aposentadorias de Raimundo Filho e Edmar Cutrim em 2023, o atual presidente Washington Luiz se aposenta em 2024. Jorge Pavão e Álvaro de César França Ferreira se aposentam em 2026. Por fim, Caldas Furtado somente em 2033.
Portanto, o próximo governador do Maranhão estará a frente e terá influência sobre a escolha dos próximos cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.
Marcelo Tavares que ingressa nos próximos na corte do TCE, poderá permanecer na função até 2046.
Uma boa indicação,poderia vim do MP,onde o Dr.Eduardo Nicolau vem realizando um grande trabalho, é competente, conhecedor e estudioso na aplicação das leis e somaria muito na formação da futura corte.