Em dia histórico, Felipe Camarão apresenta à Lula frutos do maior programa de investimentos do MA, o Escola Digna

O marco da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Maranhão foi a apresentação realizada pelo secretário de Educação Felipe Camarão dos frutos do maior programa de investimentos da história do estado, o Escola Digna, política que mudou a vida dos maranhenses e os índices da educação pública. Durante a inauguração oficial do IEMA Tamancão, nessa quinta-feira (19), Camarão mostrou ao líder petista histórias de pessoas que tiveram a vida transformada, graças ao Escola Digna.

“Quanta honra apresentar, juntamente com o governador Flávio Dino, alguns frutos do Programa Escola Digna ao presidente Lula. Pessoas que mudaram de vida através da educação. Meninas e meninos que vivem na prática o poder e a diferença que faz uma educação de qualidade: dos pequeninos aos adultos! O ‘Escola Digna’ é muito mais do que prédios bonitos. Ele é o filho do trabalhador que pode ir fazer intercâmbio no exterior, o jovem da periferia que consegue estudar em uma escola de tempo integral. É o trabalhador rural que se alfabetiza aos 70, 80 anos. É a criança de um bairro periférico que estuda em uma escola bilíngue. Ele é isso e muito mais!”, destacou Felipe Camarão.

O governador Flávio Dino agradeceu professores e alunos do Maranhão. “Onde havia desesperança, hoje há a luz da vida e a luz da esperança que a Escola Digna traz”, realçou.

Emocionado, o ex-presidente Lula disparou: “Quero dizer para vocês que investir em educação é a coisa mais sagrada que um governo pode fazer. Aproveitem os investimentos em Educação que o governador Flávio Dino está fazendo por vocês”, ressaltou.

Entre as histórias que emocionaram está a de Pedro Raposo, estudante do Centro Educa Mais Dayse Galvão, escola em tempo integral localizada na Vila Embratel. Um jovem que encontrou no espaço escolar um caminho para seu projeto de vida. “Estou cercado de semeadores do meu projeto de vida, no Centro Educa Mais. De onde eu vim, jovem, pobre, negro e de periferia, sendo protagonista da minha própria vida e, hoje, sabendo que eu posso chegar onde eu quiser, é porque sou mais. Viva a Escola Digna!”, revelou.

“Hoje não levo apenas conhecimento de Matemática ou de Robótica, eu levo aos meus alunos esperança, esperança que esse governo proporciona para todos nós. Obrigado Governo do Maranhão, por investir em todos nós”, contou emocionado o professor de Matemática, Isael Correa, que participou do programa estadual “Cidadão do Mundo” e fez o intercâmbio no Canadá.

Inclusão

Felipe Camarão também apresentou o trabalho de educação inclusiva realizado em toda a rede estadual com ações que vão desde a educação infantil à alfabetização de adultos e idosos. Os estudantes surdos do Iema – unidade plena de São Luís, Flávio Vinícius de Souza e Helena Kathiana Assunção Oliveira agradeceram, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), os investimentos em Educação realizados no governo Lula.

Estudantes da primeira escola em tempo integral bilíngue da Rede Estadual, o Iema Bilíngue, que atende crianças de 5 a 8 anos, também fizeram saudações em inglês ao ex-presidente. Virgínia Maria Silva Leal, mãe do aluno Caleb Leal Messias, que é autista, fez um relato comovente sobre a experiência do filho no Iema Bilíngue. “Pela primeira vez meu filho conseguiu assistir uma aula em sala, sentado. Na Iema Bilíngue Caleb não tem professores, ele tem tios e tias, desde aqueles que são responsáveis pela limpeza ou segurança aos seus professores e gestores”, enfatizou.

Felipe Camarão também levou até o ex-presidente o senhor João de Deus Moreira, do município de Aldeias Altas, que fez a leitura de uma carta de sua autoria, em agradecimento pela alfabetização que conseguiu aos 65 anos, pelo Programa “Sim, Eu Posso!”, com a parceria Governo do Estado e MST. Assim como o senhor João, milhares de adultos e idosos e maranhenses foram alfabetizados pelo método.

3 thoughts on “Em dia histórico, Felipe Camarão apresenta à Lula frutos do maior programa de investimentos do MA, o Escola Digna

  1. O secretário mostrou ao Lula como se trata a educação nesse país e que poderia ser tranquilamente melhor que o Fernando Haddad no Ministério da Educação. Ambos são advogados e professores,sendo que o nosso Felipe tem inteligência e visão ,o Haddad piolho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *