Vereador Chaguinhas pede nomeação de psicólogos aprovados no concurso de 2018

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, em sessão remota realizada na manhã de ontem, 30,  o requerimento nº 1128/21, de autoria do vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), que solicita ao Executivo Municipal, a convocação e nomeação dos profissionais de psicologia, aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de São Luís, em 2018.

De acordo com o requerimento de Chaguinhas, a convocação dos psicólogos aprovados no concurso público de 2018 vai colaborar no tratamento das sequelas psicológicas causadas pela pandemia do Covid-19.

Ele acrescentou ainda que a pandemia do novo coronavírus afetou de diversas maneiras a vida das pessoas, gerando sobrecarga emocional, devido ao cenário instável e imprevisível que se vive.

“De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP),  houve um aumento no número de casos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e síndrome do pânico. Além disso, o isolamento social marcado pela falta do contato social provocou um aumento no índice de cortisol (hormônio do estresse), que pode desencadear sentimentos depressivos, abuso de substâncias alcoólicas, obesidade, dentre outros”, acentuou Chaguinhas.

Para o vereador, o trabalho do psicólogo é indispensável tanto durante a pandemia, como quando ela acabar. “Os impactos causados por ela foram diversos, e isso leva um tempo para se reorganizar dentro da sociedade, principalmente, nas famílias afetadas pela Covid-19”, pontuou Chaguinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *