Prefeitura de São Luís amplia vacinação contra Influenza/H1N1 para toda a população

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ampliou a campanha de vacinação contra H1N1/Influenza para toda a população acima dos seis meses de idade, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A vacina está sendo ofertada em 62 postos espalhados por toda a capital, das 8h às 17h. Para vacinar é preciso levar documento com foto, além da carteira de vacinação.

Em São Luís, a campanha de vacinação contra Influenza/H1N1 começou dia 12 de abril para os grupos prioritários. A partir desta segunda-feira (05), toda a população pode procurar um dos postos de imunização da Prefeitura para tomar a vacina, que protege contra três tipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e influenza do tipo B Victoria.

A Semus orienta, também, que, para quem faz parte dos públicos-alvos e já convocados para a vacinação e ainda não foi vacinado, pode procurar um posto de saúde do Município para receber se proteger contra a gripe.

Influenza/Covid19

Como as duas campanhas de vacinação estão acontecendo ao mesmo tempo – da gripe e da Covid-19 – a orientação da Semus é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada pela população.

Assim, quem ainda não recebeu nenhuma das doses do imunizante contra a Covid-19, deve receber antes a vacina contra o novo Coronavírus e esperar, no mínimo, 14 dias para poder receber a vacina contra a Influenza/H1N1.

Grupos prioritários

Pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade foram incluídos como públicos prioritários pelo Ministério da Saúde e já foram convocados a se vacinar.

Esse público-alvo é de 354.862 pessoas, e foram aplicadas até o momento 158.292 doses, o que significa 44.6% de cobertura vacinal em São Luís. A meta da campanha contra Influenza/H1N1, estipulada pelo Ministério da Saúde, é imunizar 90% das pessoas que fazem parte dos públicos-alvos.

Por isso, a Semus ressalta que quem faz parte destes públicos e ainda não se vacinou deve procurar um dos postos de imunização. “Pessoas que porventura foram chamadas em fases anteriores e que perderam o prazo continuam sendo atendidas em nossos postos de vacinação. Por isso, pedimos a estas pessoas que se vacinem, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes.

Para garantir a cobertura vacinal a Prefeitura de São Luís disponibilizou 62 postos fixos de vacinação entre unidades de saúde e escolas em todas as regiões da cidade, facilitando o acesso pela população. Além disso, foi realizado um Dia D de vacinação no dia 11 de junho e postos volantes foram instalados em todos os terminais de integração da cidade.

LOCAIS COM VACINA INFLUENZA POR DISTRITO (unidades e escolas)

C.S da Liberdade

Centro de Saúde Paulo Ramos

C.S Bezerra de Menezes

USF do São Francisco

C.S Vila Bacanga

U.M Itaqui Bacanga

C.S Clodomir P. Costa

C.S Valdecy Eleoteria Martins

C.S São Raimundo

C.S Yves Parga

C.S Vila Nova

Hospital Aquiles Lisboa

C.S da Vila Embratel

C.S do Gapara

C.S Bairro de Fátima

U.M Coroadinho

C.S Carlos Macieira

PSF Dr. Antonio Guanaré

Posto de Saúde do Anil

C.S Genésio Ramos Filho

C.S Cohab – Anil

C.S Salomão Fiquene

C.S Djalma Marques

C.S Turu

Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes

UBS Cintra

Colégio Militar Tiradentes (Vila Palmeira)

C.S Amar

Escola Professor José do Nascimento Moraes

C.S Radional

C. S da Vila Lobão

C.S João de Deus

U.M São Bernardo

Policlínica C. Operária

C.S Santa Bárbara

C. S Drª Nazaré Neiva

USF Dr.Antonio Carlos S. Reis I

USF Maria Ayrecila II

USF Jailson Alves III

USF Santa Clara

USF Santa Efigênia

C.S São Cristóvão

USF Pirapora

USF Fabiciana Moraes

C.S Vila Janaina

UBS Expedito Alves de Melo

PS Coquilho

C.S Itapera

C.S Quebra Pote

C.S Tales Ribeiro Gonçalves

USF Vila Sarney

C.S Pedrinhas I

C.S Pedrinhas II

C.S Tibiri

C.S Maracanã

USF Coqueiro

C.S José de Ribamar Frazão

C.S Laura Vasconcelos

C.S Rio Grande (Mª de Lourdes)

C.S Vila Itamar

C.S João Paulo

Escola Mariana Pavão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *