Lucas Porto é condenado a 39 anos de prisão pelo homicídio e estupro contra Mariana Costa

G1 Maranhão

O empresário Lucas Leite Ribeiro Porto, acusado de matar a publicitária Mariana Menezes de Araújo Costa Pinto, de 33 anos, sobrinha-neta do ex-presidente José Sarney, foi condenado, em júri popular, a 30 anos de prisão por homicídio com quatro qualificadoras, sendo feminicídio, asfixia, impossibilidade de defesa e ocultação de provas, e 9 anos de prisão por estupro, totalizando a pena privativa de liberdade de 39 anos de reclusão em regime fechado inicial.

Após o anúncio da sentença, a defesa do empresário afirmou que vai recorrer da decisão.

Após seis dias de julgamento, o Tribunal do Júri decidiu, na madrugada desta segunda-feira (5), pela condenação do réu. O juiz negou ao acusado o direito de recorrer da decisão em liberdade, além disso, ele disse que o fato do Lucas Porto estar preso há quatro anos não são relevantes para diminuir a pena.

Desde 2016, Lucas Porto permanecia preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, onde respondia pelos crimes de homicídio qualificado por asfixia, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, objetificando ocultar crime e por feminicídio. Agora, ele será levado novamente ao presídio, onde deverá a cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado.

5 thoughts on “Lucas Porto é condenado a 39 anos de prisão pelo homicídio e estupro contra Mariana Costa

  1. No Laudo contido às fls. 138 os legistas do IML , Dr. JONACÉ MÁRIO SENA GASPAR – CRM 2973 e FLÁVIO PINHEIRO FALCÃO – Matrícula 1850189 , respondendo o quesito “b”, se o corpo da vítima apresentava sinais de violência física que evidenciam crueldade, tortura e/ou brutalidade contra o corpo,…os legistas respondem “NÃO”. E às fls. 139 do Processo Penal os mesmos legistas do IML apresentam um esquema…Veja que não se observa nenhuma …isso mesmo…NENHUMA lesão na área demarcada pelo retângulo em rosa, que demonstram NÃO ter indícios de violência sexualComo um homem pode ESTUPRAR uma mulher, sem deixar lesão alguma nas partes íntimas…SEIOS…GENITÁLIA …
    COXAS???

  2. Nunca foi nossa intenção mostrar essas imagens…mas infelizmente é necessário para REVERTER TAMANHA INJUSTIÇA!!!!
    A cidade de São Luís inteira testemunhou o modo DISCRETO e SILENCIOSO como nós, familiares do Lucas Porto, e conhecidos pelos longos serviços na vida empresarial e acadêmica prestados a esta cidade, tentávamos conduzir este Caso, com visível inferioridade de armas no que diz respeito à mídias……Tudo para não expor, e em respeito a jovem Mariana, as menores envolvidas, e ambas famílias, de modo geral….Mas infelizmente…temos que reconhecer que neste Caso, a exposição maciça e sem trégua partiu exatamente da Família da jovem falecida, culminando por contaminar imensa parte da população desse Estado, com isso não podemos continuar sendo ….PASSIVOS,….. DISCRETOS, ….MUITO MENOS SILKENCIOSOS…..Isso é fato…Infelizmente!

  3. Tudo isso fica ainda mais evidente, com a comprovação de como a Mariana foi transportada, no momento do socorro, tudo contido nas imagens dos vídeos juntados às fls. 239, também ao Processo Penal e abaixo reproduzidos

  4. Porém, no final do Relatório do Inquérito Policial encaminhado ao juiz da 4a. vara, assinado pelos Delegados, LEONARDO DO NASCIMENTO DINIZ e MAURÍCIO MATOS DE MATOS, contidos às fls. 232 e 233 do Processo Penal, os Delegados afirmam que os exames realizados na vítima “não confirmam a conjunção carnal com violência”…e ESTRANHAMENTE…como muita coisa nesse Processo e nesse Caso os delegados ACRESCENTAM POR CONTA PRÓPRIA: “A perícia médica constatou várias lesões localizadas nos braços, pernas, pescoço, braços, lateral do tronco, que “ROBUSTECEM” (?) os indícios de violência sexual”. De onde os Delegados se basearam para afirmar isso, ao final do seu Relatório Policial, ….? Se nem os Legistas verificaram?

  5. As lesões por transporte e socorro é INEGAVELMENTE FATO !
    Outra ESTRANHEZA….a moça era grande e de porte atlético…se lutou tanto pela vida…. como a Família “exageradamente propaga” …(que mais parece para se convencer!)…pois bem, NÃO DEIXOU “UMA” MARCA SEQUER no jovem Lucas, o que é comprovado pelo Exame de Corpo Delito do jovem rapaz. Não acham isso ESTRANHO?…..Mais outra ESTRANHEZA…entre Váááárias neste Caso que o jovem Lucas se vê envolvido…PERCEBEM????
    E agora, perguntamos…a Justiça está sendo feita? Ou o Sistema de Justiça está decidindo POR CONVENIÊNCIA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *