Flamengo anuncia novo técnico, após entrada em falso

O time do Flamengo, atual bicampeão nacional, não entrou bem no Campeonato brasileiro 2021. Somando mais derrotas do que vitórias, a verdade é que o time dominador do futebol nacional nos últimos dois anos está na segunda metade da tabela classificativa. Ora, tais resultados ruins obrigaram a uma primeira mudança drástica no time, visto que o técnico campeão Rogério Ceni foi já demitido.

Atlético x Flamengo 20.09.2015 - Campeonato Brasileiro A 2015

Porém, ao contrário do que aconteceu com o substituto de Jorge Jesus há um ano, a diretoria do Flamengo parece ter estado mais ativa no mercado. Uma vez que, logo após o anúncio da demissão de Ceni, o técnico experiente Renato Gaúcho foi anunciado como seu sucessor. Mas será que foi uma boa decisão.

Para que se tenha uma noção, se inicialmente o Flamengo era o grande favorito para conquistar mais um Brasileirão Série A nas principais casas de apostas, na Sportingbet hoje o time já está longe de estar entre os favoritos. No entanto, é importante não esquecer como a reviravolta da temporada passada faz com que os flamenguistas estejam ainda longe de desistir na luta pelo título nacional.

Renato Gaúcho é o escolhido para tentar reerguer o campeão

Após várias temporadas como técnico do Vasco da Gama e do Fluminense, fica evidente que Renato Gaúcho é um técnico muito mais experiente que se antecessor. Assim sendo, tendo um enorme conhecimento do futebol brasileiro, os responsáveis pelo Flamengo esperam que o técnico consiga colocar seu time a jogar novamente um futebol altamente dominador e atacante.

É importante notar que, antes de Ceni ser demitido, o time perdeu três jogos seguidos no Brasileirão, tendo até somado derrotas com o Bragantino – um dos claros favoritos na luta pelo título do Brasileirão. Por isso mesmo, muitas questões estão sendo levantadas acerca da motivação que muitos dos craques do Fla estão tendo nessa temporada. Será que as duas últimas temporadas de glória no time estão fazendo com que alguns jogadores já não tenham tanta ambição?

A verdade é que, devido a um grande esforço financeiro do time – uma vez que o Flamengo é um do times que mais investe na qualidade de seu elenco -, muitos dos jogadores responsáveis pelas temporadas históricas do Fla continuam firmes no elenco. Prova disso é que Bruno Henrique ou Gabigol ainda estão firmes no time. Porém, será que os reforços dessa temporada não estão somando?

Jorge Jesus e Renato Gaúcho nunca e entenderam

Caso fosse necessário fazer um exercício de perguntas aos torcedores do Flamengo, poucos seriam aqueles que não concordariam que, nesse século, Jorge Jesus foi o técnico mais conquistador e revolucionário que o time do Rio de Janeiro teve. Porém, curiosamente, durante sua curta passagem pelo futebol brasileiro, Jorge Jesus nunca conseguiu se entender com um técnico específico: Renato Gaúcho.

Ou seja, quer seja coincidência ou não, passadas 2 temporadas após a saída de Jesus, a verdade é que a diretoria resolveu encontrar em Renato Gaúcho (rival de Jesus) aquela que acha ser a solução para o momento complicado do time. Logo, será que Gaúcho, devido à sua inteligência e conhecimento do futebol brasileiro, será que vai adotar algumas estratégias bem-sucedidas de um técnico que sempre criticou?

Certamente que as dúvidas são muito superiores às certezas. No entanto, como geralmente acontece no futebol brasileiro, devido ao intenso calendário de jogos, rapidamente se vai conseguir perceber como o time está respondendo às exigências e novas estratégias do técnico.

Demissão de Ceni terá sido justa?

Sem dúvida alguma que é sempre improvável um técnico campeão nacional ser demitido de seu cargo, antes mesmo do meio da temporada seguinte. Contudo, mesmo tendo sido campeão brasileiro em 2020, a verdade é que o ex-goleiro Ceni nunca foi consensual entre os torcedores e, provável, dentro da própria diretora. Na maioria das vezes, o que era mais criticado seria a falta de experiência de Ceni enquanto técnico principal de um grande time.

Talvez por isso, mesmo tendo protagonizado uma excelente reviravolta na fase final da temporada – tendo sido campeão apenas na última rodada -, a verdade é que Ceni nunca foi muito amado entre os flamenguistas. Ora, talvez por isso a margem de erro do ex-goleiro tenha sido tão pequena como essa, fazendo com que fosse demitido apenas 8 meses após seu anúncio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *