Deputada Helena Duailibe destaca decisão de Flávio Dino que concederá a Ordem dos Timbiras a Dom Belisário

A deputada estadual Dra Helena Duailibe (SDD), parabenizou o governador Flávio Dino (PSB), por conceder no próximo dia 18 de julho a medalha da Ordem dos Timbiras a Dom Belisário. Essa é a maior honraria do estado do Maranhão.

Dom Belisário é arcebispo de São Luís desde o ano de 2005 e no último dia 2 de junho, o Papa Francisco anunciou Dom Gilberto Pastana como o seu substituto.

Natural de Minas Gerais, Dom Belisário solicitou aposentadoria após 52 anos dedicados a vida sacerdotal.

No Maranhão, ele vive desde 2000, quando assumiu a Diocese de Bacabal, onde permaneceu até 2005.

A Ordem dos Timbiras foi instituída pela Lei Delegada no 160, de 4 de julho de 1984, e regulamentada pelo Decreto no 10.346, de 30 de janeiro de 1987. E ela é concedida a pessoas que tiveram extrema contribuição com a sociedade maranhense.

A medalha traz na parte de trás, ao centro, há a reprodução de do quadro “A morte de Gonçalves Dias”, onde a figura do índio Timbira protege o corpo do poeta, e um disco circundado por dois ramos de louros verdes, onde, dentro dos dois números zero, contém a imagem da Bandeira do Maranhão; ao centro, no reverso, sobre idêntico disco, o Brasão de Armas do Estado do Maranhão, orlado pela legenda: “Ordem dos Timbiras – Estado do Maranhão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *