Conta de energia deve ficar 6,11% mais cara no Maranhão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs na última terça-feira, 1º de junho, reajuste médio de 6,11% nas tarifas da Equatorial Maranhão, antiga Cemar. Os reajustes devem passar a valer em 28 de agosto.

Para os consumidores de alta tensão, como as indústrias, os efeitos médios serão de 9,05%. Já para os atendidos em baixa tensão, que inclui os residenciais, o impacto médio será de 5,59%.

O reajuste diz respeito à quinta revisão tarifária da empresa. O processo é realizado, no intervalo de quatro anos, para manter o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras.

A proposta será submetida à consulta pública de 2 de junho a 16 de julho. Após essa fase, a diretoria da agência irá analisar as contribuições recebidas e definir os reajustes.

É importante destacar que os índices em consulta são preliminares. Os valores definitivos serão aprovados após análise das contribuições recebidas e entrarão em vigor a partir de 28 de agosto de 2021.

As contribuições à Consulta Pública nº 029/2021 deverão ser enviadas entre 2 de junho e 16 de julho de 2021 para os e-mails:

Será possível discutir a proposta por meio da Audiência Pública nº 014/2021 que será realizada em formato virtual, no dia 18 de junho de 2021.

Revisão Tarifária Periódica

Sobre informações divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no dia 01 de junho, a Equatorial Maranhão informa que o percentual divulgado como reajuste na tarifa ainda é preliminar.

O reajuste definitivo será divulgado pela ANEEL no mês de agosto, quando termina o processo de Revisão Tarifária Periódica.

Conduzido pela ANEEL, a Revisão Tarifária Periódica ocorre a cada quatro anos e é um processo previsto no contrato de concessão das distribuidoras de energia. Além da condução do processo, a agência reguladora também define as regras da revisão, que são aplicadas para todas as distribuidoras de energia elétrica do país.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *