Vereador Chaguinhas defende investimentos para melhoria da rede de ensino de São Luís

Em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) declarou, na manhã desta terça-feira (18), que o prefeito Eduardo Braide (Podemos) precisa concentrar esforços para, o quanto antes, assegurar investimentos que resultem na melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede municipal.

“O prefeito Eduardo Braide tem uma grande tarefa pela frente: ele precisa desatar todos os nós deixados pela gestão passada e tratar de recuperar a nossa rede de ensino, que virou uma verdadeira sucata”, afirmou Chaguinhas.

Ele iniciou seu pronunciamento com uma rápida análise sobre a trajetória da educação pública, apontando falhas que tornaram precária a qualidade do ensino em São Luís. “A educação pública é um dever do gestor e deve ser uma garantia de cidadania para a sociedade”, ressaltou.

Ao analisar a gestão passada, o parlamentar frisou que o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior “deixou muito a desejar” na área da educação municipal, porque “todos os problemas das escolas do Município foram colocados debaixo do tapete”.

Segundo o vereador, até mesmo muitas escolas comunitárias, que atuam como intermediárias no sistema público, obtiveram um desempenho muito melhor do que escolas do ensino formal, dadas “as deficiências e aos desleixos da gestão passada”.

“O que aconteceu é que, na companhia de alguns poucos, passei a visitar estas escolas, verificando uma situação inadequada na forma de atendimento aos nossos alunos e professores, mas esta Casa se calou. Por essa razão, vamos agora cobrar cada vez mais, e com empenho muito maior, que haja um esforço parlamentar nosso, junto com o Executivo e com a sociedade para que possamos efetivamente garantir a melhoria do ensino púbico em São Luís”, discursou Chaguinhas.

1 thought on “Vereador Chaguinhas defende investimentos para melhoria da rede de ensino de São Luís

  1. Braide, realmente, precisa dar uma resposta a questão da precariedade de muitas escolas. A Câmara Municipal se calou como pontua o vereador, mas o sindicato brigou muito para se fazer ouvido e mesmo assim ninguém ouviu. Há uma previsão de retorno às aulas presenciais em agosto ou antes, e até o momento não se tem notícias de um plano de reformas ou melhorias concretas, o que se sabe é que a Semed demitiu a equipe de engenheiros delegando à responsabilidade do trabalho físico das escolas à Semosp, talvez seja por falta de recursos, faltou planejamento, e sintonia da administração passada e da atual. Eu sou chata porque estou sempre nos blogs reclamando sobre determinadas situações que ocorrem nas escolas, e a Semed faz pouco caso, pois o que se publica na Internet, os assessores de imprensa sabem, e as demandas se avolumam. Além dos problemas estruturais, existe a questão da limpeza das escolas que é um problema sério já enviei até e-mail para a secretaria e também fui ignorada. Em algumas escolas, sem alunos, muitos livros serão perdidos do acervo das bibliotecas por falta de limpeza constante e de ventilação, eu chamei a atenção disso para a gestora de onde eu trabalhava e foi aí que ela se deu conta que o trabalho de limpeza dos livros não estava sendo realizado, imagine o que ocorre nas escolas mais longe do centro, nessas a única presença é do mato e dos porteiros quando não faltam ao serviço já que lugar longe a empresa de portaria e vigilância não têm como controlar a presença destes profissionais. E para finalizar, hj é 18 de maio, e cadê os chips que seriam entregues aos alunos para as aulas remotas? Braide precisa se movimentar mais, pois até o momento eu não vi diferença da sua gestão da, anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *