Morre o Bispo emérito de São Luís do Maranhão, Dom Geraldo Dantas

A arquidiocese de  São Luís do Maranhão (MA) comunicou com pesar, por meio de nota assinada pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva, o falecimento do bispo auxiliar emérito de São Luís do Maranhão, dom Geraldo Dantas de Andrade, 90 anos, ocorrido na manhã deste sábado, 1º de maio.

O velório de dom Geraldo Dantas de Andrade começou na tarde de hoje, a partir das 14h, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, no Cantinho do Céu. Durante todo o dia, a cada duas horas, uma Santa Missa está sendo celebrada, sendo que a última ocorrerá às 22h. No domingo, 2/5, às 7h30, o corpo de dom Geraldo será trasladado à Catedral da Sé, no Centro, onde será realizada, às 8h, a Missa de encomendação do corpo e o sepultamento.

Trajetória eclesial

Nascido no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1931, dom Geraldo foi ordenado padre pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) em 18 de dezembro de 1957, em Taubaté (SP).

Foi nomeado Bispo de Titular de Cibaliana e Auxiliar da arquidiocese de São Luís em 18 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de abril desse mesmo ano das mãos de dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, dom José Nelson Westrupp e dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges.

Dentre as atividades como bispo, dom Geraldo foi vigário geral da arquidiocese de São Luís e reitor do Seminário Interdiocesano do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão). Seu lema episcopal é “Sei em quem acreditei”. Em 15 de setembro de 2010 foi aceito seu pedido de renúncia, tornando-se bispo auxiliar emérito.

Pesar da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do Bispo Auxiliar Emérito de São Luís do Maranhão, Dom Geraldo Dantas de Andrade, na manhã deste sábado, 1º de maio. Unimo-nos em solidariedade aos familiares e amigos, ao arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, à Congregação do Sagrado Coração de Jesus e a todo povo de Deus presente na Igreja de São Luís do Maranhão.

Em preces pela alma de Dom Geraldo, damos graças a Deus por seus 90 anos de vida, grande parte deles dedicada ao serviço à Igreja.

Que nossa mãe Maria, a quem dedicamos esse mês que se inicia, e São José Operário, a quem hoje dedicamos a memória na liturgia da Igreja, recebam na vida eterna Dom Geraldo Dantas de Andrade, um trabalhador vocacionado ao Reino de Deus.

Em Cristo,

Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente

Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente

Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente

Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *