Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Eficácia da Coronavac será questionada na Justiça e médicos sugerem imunização com outras vacinas

27 de maio de 2021 : 10:35

O recente resultado da eficácia da vacina Coronavac do Instituto Butantan/Sinovac divulgado pela Estado de São Paulo, deve causar uma enxurrada de processos judiciais. Isso se deve ao fato da baixa eficiência do imunizante importado da China, que varia entre 3% e 50%, para pessoas de 70 a 80 anos. Pessoas que tomaram as duas doses da Coronavac estão requerendo uma nova imunização com doses de outros laboratórios.

Recentemente dois médicos da Academia Maranhense de Medicina vieram a óbito em decorrência da covid-19, mesmo após tomarem duas doses da Coronavac. Luciane Maria Oliveira Brito e José Manoel Ribeiro Bastos perderam a vida, acreditando estarem imunizados contra a doença causada pelo Sars-Cov-2.

Médicos de todos os estados brasileiros argumentam que é necessária a correção da imunização das pessoas que foram vacinadas contra covid-19 através da Coronavac. Cientificamente já tem comprovação, que doses de outros laboratórios podem ser aplicadas em indivíduos que recentemente tomaram a vacina do Butantan.

Por conta disso, pessoas interessadas em garantir uma imunização eficaz podem ingressar na Justiça para garantir uma nova aplicação de vacinas de outros laboratórios. Hoje no Brasil são disponibilizadas além da Coronavac, vacinas da AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer.

Um aumento da taxa da doença no Brasil e no Chile, países que adotaram vacinas chinesas mostram um aumento do número de casos da covid-19, e esse é mais um argumento que pode ser utilizado para reaplicação de doses em pessoas vacinadas com a vacina Coronavac. O professor Ian Jones, virologista da Universidade de Reading, disse que os números do Chile sugerem que as vacinas chinesas “não serão suficientes para impedir a circulação do vírus”.

As autoridades de saúde da China reconheceram que a eficácia de suas vacinas não era ideal, em uma rara admissão pública no fim de semana. Gao Fu, diretor do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, admitiu que “as taxas de proteção das vacinas existentes não são altas”.

Um estudo da Universidade do Chile revelou ser apenas 3% eficaz após a primeira dose, aumentando para 56,5% duas semanas após a segunda. Outro estudo no Brasil descobriu que a eficácia pode ser tão baixa quanto 50%, o que apenas atende ao limite da Organização Mundial da Saúde para uma vacina aceitável.

Para efeito de comparação, as vacinas Pfizer e Moderna têm taxas de eficácia de 95% e 94%, respectivamente, enquanto a da AstraZeneca é de cerca de 79%. Testes com dezenas de milhares de pacientes que receberam as vacinas dos EUA e da Grã-Bretanha descobriram que eles interromperam até 100 por cento das hospitalizações e mortes, em comparação com os 84% do CoronaVac.

O Ministério da Saúde já distribuiu 47,2 milhões de doses da Coronavac/Butantan.

190 comentários em “Eficácia da Coronavac será questionada na Justiça e médicos sugerem imunização com outras vacinas”

  1. Ercinia Duailibe Barros

    3 semanas atrás  

    Tomei as duas doses coronavac. E agora que devo fazer? Entrar na Justiça? Quem deve tomar as providências são os responsáveis pelos imunizadores. Não nós que fomos enganados. O Presidente Bolsonaro tem razão.
    Hoje mesmo estou com sintomas de gripe.

  2. Lima

    3 semanas atrás  

    Não acredito e jamais irei acreditar numa vacina, que já estava pronta antes do vírus se manifestar no mundo. Como uma vacina poderia estar pronta em 3 meses. Leva-se a crer que o vírus foi feito de propósito para vender vacina. Só mesmo pessoas comunistas para acreditar em produtos comunistas e o Brasil tá cheio deles. Governadores, prefeitos, deputados, senadores, MP OAB e até o STF

  3. DULCE C CARNEIRO

    3 semanas atrás  

    Tomei a coronovac, mas sem confiar na sua eficácia. A própria China reconhece a baixa eficácia de seu imunizante. Sou cardiopata e me sinto insegura e nem imunizada.

  4. Henrique Campos

    3 semanas atrás  

    Se essas informações forem verdadeiras nossas autoridades devem serem presas por estarem cometendo suicídio às pessoas inocentes e sem conhecimento do perigo que estão correndo por acreditarem nos nossos políticos.

  5. Virginia

    3 semanas atrás  

    Concordo plenamente

  6. Edson Tinoco da Costa

    3 semanas atrás  

    Tomei a primeira dose da Coronavac no dia 02 abr 2021 e a segunda dose em 30 abr 2021. E, no dia 23 de maio 2021 tive sintomas de covid-19 e fiz o teste que deu positivo. Estou a 6 dias em tratamento em casa, medicado com Azitromicina. E, no sábado, dia 29 de maio de 2021 será a cremação de um amigo que faleceu de covid-19 após 30 duas de internação, mesmo tendo tomado as duas doses da Coronavac em janeiro e fevereiro de 2021.
    Não sou contra a vacina, mas sou contra a politização de algo tão sério.

  7. Rafael

    3 semanas atrás  

    Quero vê agora o que os esquerdistas da CPI da covid irão dizer sobre essa vacina, de certo que o nosso Presidente estava certo em não comprar essa vacina, mas foi pressionado pela esquerda.

  8. Teotônio neto

    3 semanas atrás  

    Tenho conhecimento de vários profissionais que trabalha em hospitais que se infectaram após essa vacina; alguns com quadro grave.

  9. Telma Carvalho

    3 semanas atrás  

    Sempre desconfiei da zcoronavac e nao queria tomar mas como sou grupo de risco tive que vacinar e pra tristeza minha e de meu marido. So tinha disponivel naquele mo.ento a bendita coronavac

  10. Debbye

    3 semanas atrás  

    Comentário idiota é desnecessário

  11. 3 semanas atrás  

    Hoje assistindo a CPI da palhaçada, figuei emnojado com o
    palhaço mor Omar picareta, só faltou baixar as calças pra China, o tal Coveiro do Butantã mentindo e sendo aplaudido pelo senador fala fina, o palhaço de Alagoas. Quanta hipocrisia junta, e ainda tem babaca que vota nessa escória. Com certeza eles vão querer que a gente tome mais uma dose dessa bosta de vacina Corona H. Hoje já estavam falando lá na CPI da empulhacao. São todos uns bandidos.

  12. 3 semanas atrás  

    Tomei a Coronavac que nenhum país reconhece. Preciso ir para Austrália e necessito tomar Pfizer que é reconhecida para entrar no país. Como faço?

  13. Ester Aparecida Pinto

    3 semanas atrás  

    Meu marido tomou a 1a dose da Coronavac e resolveu não tomar a 2a. Ele não ia tomar essa vacina. Foi um segundo de bobeira. Agora não sabemos como fazer. Eu ainda não tomei. Mas essa eu não tomo.

  14. Daene Aires

    3 semanas atrás  

    Tomei Coronavac duas doses. Sou do grupo de risco. Q fazer agora? Bolsonaro tinha razão.

  15. Paulo Roberto

    3 semanas atrás  

    Há um viés nessa matéria pois desde do início da vacinação sabíamos que não haveria barreira capaz de bloquear 100% da contaminação viral. Mesmo assim muitos relaxaram com as medidas de proteção básicas. Desde o início foi divulgado que não haviam estudos em quantidade suficiente em grupos específicos, seja com relação a faixa etária, seja com relação a comorbidades ou condições de saúde específicas. Em resumo: vacinar não significa desprezar as medidas de proteção individual.

  16. Francisco

    3 semanas atrás  

    acho que quem tomou a coronavac deveria ser considerado não vacinado .

  17. Dulcinea Costa de Jesus da Motta

    3 semanas atrás  

    Desde inicio eu nao senti firmesa e um bando de irresponsável, tem q começar a vender a outra vacina, e agente fazer uma força e comprar,pq essa raça de políticos do iinferno nao estão nem aí pra população,Q apareça alguém que tem parte com DEUS e resolva,sou do grupo de risco.

  18. Joana

    3 semanas atrás  

    Divulgação de fake news é crime .essa matéria é claramente tendenciosa e foge à verdade . Uma lástima que pode causar prejuízos irreparáveis a todos .

  19. JORGE LUIZ CORDIOLI NANDI

    3 semanas atrás  

    Matéria tendenciosa inveridica, isto só causa indignação e negacionismo em cima de mais 450.000 mil mortes, é muito triste esse tipo de publicação.

  20. Maria das graças Ponte Monte Coelho

    3 semanas atrás  

    Tomei a segunda dose da Coronavac há mais de 30 dias e testei positivo para o Covid , sugiro que suspendem a aplicação desta vacina e nos dê o direito de sermos imunizados com outra vacina .

  21. Gente

    3 semanas atrás  

    Gente boa, acho melhor ler a reportagem do Estadão citada que fala claramente “61,8% a 28%”. Falar de forma explícita como 3% a 50%, se não foi um typo é pura má-fé. Fica a dica.

  22. Ricardo

    3 semanas atrás  

    Um vírus que explode como uma bomba dentro do organismo comprometendo vários órgãos, só pode ser produto de laboratório!

  23. Edimilson Migowski

    3 semanas atrás  

    Tenho criticado muito essa vacina. Inclusive fiz alguns vídeos e publiquei no meu canal no YouTube (Edimilson Migowski).

  24. Maria jose

    3 semanas atrás  

    Se isso for verdade terei de entrar na justiça pois meu marido idoso e c comorbidades fica prejudicado.
    Politização ridícula da vacina chinesa. O brasileiro foi enganado. Muito cara essa vacina q não vale de nada. Revoltada.

  25. Renato Accioly

    3 semanas atrás  

    Tomei as duas doses da corinavac e meu IGG deu 13,1. A minha esposa tomou 1 dose da Oxford e seu IGG foi 31,9. Acho que estou correndo sério risco ainda mais com minha idade 79

  26. NAZARENO FEITOSA

    3 semanas atrás  

    Estudo de ONTEM (27/05/21) da Revista Lancet confirma a baixa eficácia da Coronavac contra a variante P1, dentre outras:

    TRADUÇÃO DO GOOGLE:

    O surgimento de múltiplas variantes de preocupação (VOCs) do SARS-CoV-2 que abrigam mutações na proteína spike – o principal alvo dos anticorpos neutralizantes – levantou sérias preocupações sobre o potencial de redução da eficácia protetora das respostas humorais induzidas pela vacinação.1, 2, 3, 4 CoronaVac (Sinovac Biotech, Pequim, China) é uma vacina inativada que foi autorizada para uso em massa condicional contra COVID-19 na China e foi eficaz na prevenção de doença grave e sintomática em um ensaio de fase 3.5

    Para avaliar a resistência potencial de novas variantes à neutralização induzida por CoronaVac, soros de 93 profissionais de saúde saudáveis ​​do Hospital Nanjing Drum Tower, um hospital terciário em Nanjing, China, que receberam duas doses de CoronaVac foram obtidos antes da primeira dose e em dia 14 após duas doses.

    Testamos sua atividade de neutralização contra vírus pseudotipados SARS-CoV-2 baseados em lentivírus contendo a proteína spike da cepa de referência Wuhan-1 (tipo selvagem), bem como seis variantes circulantes,2incluindo D614G,
    B.1.1.7 (identificado pela primeira vez no Reino Unido),
    B.1.351 (identificado pela primeira vez na África do Sul),
    P.1 (identificado pela primeira vez no Brasil),
    B.1.429 (identificado pela primeira vez na Califórnia, EUA) e
    B.1.526 (identificado pela primeira vez em Nova York, NY, EUA).

    Todos os soros pré-vacinais mostraram níveis indetectáveis ​​de neutralização contra as sete variantes do SARS-CoV-2 testadas. Após a inoculação de duas doses, 76 (82%; título médio geométrico [GMT] 51,3) amostras de soro foram capazes de neutralizar o pseudovírus do tipo selvagem. Em comparação com a atividade contra a cepa de tipo selvagem, os soros pós-vacinação foram igualmente eficazes na neutralização das variantes D614G, B.1.1.7 e B.1.429, enquanto a eficiência da neutralização do soro diminuiu significativamente para B.1.526 (por um fator de 4 · 03 , IC 95% 3 · 26–4 · 80), P.1 (por um fator de 3 · 92, 3 · 18–4 · 65) e B1.351 (por um fator de 5 · 27, 4 · 19 –6 · 34).

    Além disso, apenas uma pequena proporção de soros pós-vacina foi capaz de neutralizar

    B.1.526 (24 [26%]; GMT 29 · 0),
    P.1 (32 [34%]; GMT 26 · 1) e
    B. 1.351 (cinco [5%]; GMT 69,2; apêndice)

    De forma consistente, os soros pós-vacina tiveram títulos significativamente reduzidos de IgG específico para o domínio de ligação ao receptor contendo E484K (RBD) em comparação com aqueles específicos para RBD de tipo selvagem ( apêndice ), que pode ser responsável pelo escape imunológico por VOCs contendo E484K.6

    Em linha com relatórios recentes1, 2, 3, 4 usando amostras de soro de receptores de vacinas de mRNA ou vacinas de vírus inativados, identificamos que várias VOCs, como B.1.1.7 (Reino Unido) e B.1.429 (Califórnia), foram neutralizados de forma eficaz, apesar da presença de mutações RBD, enquanto outras VOCs circulantes com a mutação E484K exibiu neutralização substancialmente reduzida por soros de indivíduos vacinados.

    Nossos resultados ressaltam a necessidade de vigilância viral aprimorada e avaliação da eficácia da vacina atualmente autorizada contra variantes emergentes, especialmente na presença de E484K.

    Agradecemos a todos os recipientes da vacina por fornecerem amostras de soro. Este estudo foi financiado pelos Fundos de Pesquisa Fundamental para as Universidades Centrais (14380459), Fundação de Desenvolvimento de Ciências Médicas e Técnicas de Nanjing (QRX17141) e Departamento de Saúde de Nanjing (YKK19056). Declaramos não haver interesses conflitantes.

    https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(21)00287-5/fulltext#coronavirus-linkback-header

  27. Carlos Alberto Pacheco

    3 semanas atrás  

    Vou providenciar a sorologia dos anticorpos.
    Tenho que ter essa informação para decisões futuras

  28. Leila Abraão Salum

    3 semanas atrás  

    Eu
    Tbm infelizmente tomei essa vacina estou com medo tenho muito problema de saúde

  29. 3 semanas atrás  

    Sou de Belém Pará fui vacinada com à primeira dose da Coronavac não retornei para a segunda dose passei muito mal uma dor no braço até hoje perdi parcialmente à memória muita dor nos ossos do meu corpo parcialmente à visão procurei um médico fui receita da medicada tive melhoras na memória o médico passou uma medicação para memoria à base de magnésio e à memória foi voltando ao normal às dores de cabeça eram constante vivia à base de neosaldina durante uns dois meses estou melhor apenas essas dores no local da aplicação que está me perturbando não posso levantar o braço lavar uma roupa está me prejudicando com à nova cepa preciso me vacinar com outra vacina com está nunca mais preciso de apoio será preciso entrar na justiça quem deveriam séria eles preciso de resposta para poder utilizar a transgênica ou à outra que está em Belém. Preciso de opinião é decisão
    Obrigado.

  30. EDSON DONIZETI BALICO

    3 semanas atrás  

    Cobrem do calça apertada. João dória sim é o maior genocida.

  31. Wilton

    3 semanas atrás  

    Tomei a Coronavac. O Governador, q tanto criticou o Presidente Bolsonaro por não querer comprar os insumos da China (que é comunista) tratou logo de tomar a da Pfizer. Por que eles (comunistas) não tomam os produtos comunistas, não se mudam para Cuba ou se matam todos de uma vez? Assim teremos motivo para mais uma data de festejos.

  32. Larry Zamblano de Oliveira

    3 semanas atrás  

    Essa eu não tomo nem a força.

  33. Batata Tavares

    3 semanas atrás  

    Não tomei e não tomarei vacina alguma antes de decorridos muitos meses e de observação do resultado.
    Vacina não se faz em MESES, mas em ANOS…. Essas todas que existem não foram TESTADAS em médio e nem em longo prazos, portanto não sabemos sua EFICÁCIA e nem seus RISCOS.
    Tenho hj 57 anos e aguardarei pelo menos até 2022.

    Boa sorte a quem tomou ou vai tomar. Desejo que tudo corra bem.

  34. 3 semanas atrás  

    Esta reportagem é de 12 de janeiro, portanto há mais de 4 meses e meio.

  35. José Carlos pagano

    3 semanas atrás  

    Tomei a sua doses da chinesa , já faz quase 60 dias. Não credito na coronavac, estou me protegendo com antes. Acho que o Doria vais ter que fugir para China.

  36. Angela Maria de Sousa

    3 semanas atrás  

    N sei se foi infelicidade minha ter tomado essa vacina, n queria mas como n tive escolha. E agora o q fazer ?

  37. 3 semanas atrás  

    A fonte de qualquer notícia é necessária, para evitar notícias falsas. Este blog deveria ter posto a fonte original, que é da revista científica “The Lancet” (https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(21)00287-5/fulltext#coronavirus-linkback-header ) do qual o comentário de Nazareno Feitosa colocou a tradução e link. Posto isso, a questão é tornar esta informação científica divulgável a seus pares (da área científica) e verificar a idoneidade desta pesquisa e daí, proceder-se a ações pela área médica e científica, relatando-se ao ministério da Saúde (e até à OMS). Por ora, é preciso averiguar por estes caminhos, principalmente porque esta revista já foi alvo de questionamentos quanto à idoneidade científica de suas publicações, como relatado aqui: https://revistapesquisa.fapesp.br/the-lancet-reconhece-fragilidades-em-processo-de-revisao/ . Aguardo para saber mais sobre isto.

  38. Angela Maria de Sousa

    3 semanas atrás  

    N sei se foi infelicidade minha ter tomado essa vacina, n queria mas como n tive escolha. E agora o q fazer ? Primeira vez q estou comentando

  39. Paulo

    3 semanas atrás  

    Ontem o Dimas Covas disse a CPI que o Butantã tinha como entregar 100 mi fé doses ano passado.

    Até agora o Butantã não entregou metade disso e não tem insumos para produzir esse total.

    Picareta.

  40. Ele não

    3 semanas atrás  

    Mais uma notícia fake produzida pelo gabinete do ódio .
    Foi esse genocida com sua política negacionista que deixou o vírus circular bastante gerando novas variantes .
    Utilizando pesquisa de uma universidade de Chile? Quantas universidades tem no Chile? Quais os fatos concretos ?
    Fake news completa.
    Daqui a pouco vão dizer que mais duas pessoas se transformaram em jacaré e vai ter muita gente acreditando.
    Estamos numa Bozolândia!!!!!
    Um advogado deveria saber quais crimes está cometendo quando é pago para escrever essas esquizofrenias de ordem pública .

  41. Atila Dias

    3 semanas atrás  

    Engraçado esse pessoal questionando a veracidade da matéria, com links de Globo, UOL e Estadão. Então só esses são confiáveis?? Só rindo de vcs, is verdadeiros negacionistas

  42. Clodoaldo

    3 semanas atrás  

    Depois de todos esses comentários, surgem umas perguntas : O instituto Butantã não fez todos os testes, em centenas de pessoas, e atestou eficácia da vacina coronavac? O Dr Dimas Covas, presidente do Butantã, que usou a mídia todos os dias, acompanhado do então governador de São Paulo, Sr Doria, também não tem que se explicar a população? A Sra ANVISA também não passou angustiantes dias analisando documentos que justificassem a liberação dessa tal coronavac? Resumo da ópera: Todos canalhas, não existia embasamento científico algum, a corrida era por votos, mas tenho certeza que todos pagarão muito caro por essa irresponsabilidade que culminou com centenas de pais e mães de famílias mortas.

  43. Maria Bernadeth Fernandez

    3 semanas atrás  

    Acho que vamos ter que pagar para tomar outra vacina, eu e meu marido tomamos a coronavac e vamos viajar para a Europa visitar família e a mesma não é aceita. Acho que a matéria não é faike, muitas pessoas informando que tomaram a coronavac e contraíram o vírus?

  44. Valéria

    3 semanas atrás  

    Meu comentário não foi publicado porque consegui enxergar que isso é fake news? É crime propagar notícia falsa de ordem de saúde pública .

  45. Alzerino

    3 semanas atrás  

    Sou dentista, tomei as duas doses e peguei covid e estou internado a 6 dias. Tinha que pedir a prisão do Dimas Covas por fraude na eficácia desta vacina e ainda mente na CPI

  46. Sergio gutnik

    3 semanas atrás  

    Quando é que o governador Doria e o o sr Dimas Covas, vão pagar pelas mortes das pessoas, enganadas por eles, quanto à eficácia dessa vacina?

  47. alberto2021

    3 semanas atrás  

    A vacina é segura. Parem de disseminar fakenews

  48. Rosy Aparecida Ariano Escobar

    3 semanas atrás  

    Tomeis sa 2 doses da Coronavac, tenho 70 anos, fiz o exame para detectar a presença de anticorpos Neutralizantes para Sars COVID é o resultado deu menor que 20-%, portanto : não reagente . Preciso tomar outra vacina com urgência !!!

  49. Jeannette

    3 semanas atrás  

    Isso aí, temos que nos juntar e lutar para sermos imunizados decentemente,chegaram de engolir esses políticos de merda pensando só no rabo deles,e o Sr.Dimas entrando colado nesse Doria…depois de qts milhares de pessoas q tomaram essa vacina morrerem pra resolverem corrigir esse erro???????

  50. Cristiane

    3 semanas atrás  

    Bolsonaro tem razão!!!

  51. Renata

    3 semanas atrás  

    Notícia desnecessária para causar pânico. Nenhuma vacina vai impedir totalmente os óbitos de Covid. O objetivo delas é dificultar nossa ida a uma UTI ou morrer da doença. E isso a Coronavac, Astrazeneca, Pfizer estão cumprindo seu papel. No Brasil, caiu muito a ida de idosos para a UTI e a maioria deles foi vacinado com a Coronavac.
    Por conta do grande número de variantes existentes da Covid, muito provavelmente vamos ter que tomar uma terceira dose de qualquer vacina. A Europa já comprou mais doses da Pfizer porque está considerando essa hipótese.
    Não existe vacina melhor ou pior. Existem vacinas que protegem e todas que são aplicadas no Brasil fazem isso.

  52. 3 semanas atrás  

    Tomei as duas doses da coronavac, fiz IGG, IGM e Neutralização de anticorpos e em todos os resultados não apresentei nenhum anticorpo. Estou realmente muito intranquilo e desconfiado. Gostaria de tomar outra vacina e não consigo….Terrível!!!!

  53. Renata

    3 semanas atrás  

    Antes 3% de chance de não ter sintomas graves do que nada.

  54. ADRIANO santos

    3 semanas atrás  

    Materias evasiva e tendenciosa como esta tem um propósito claro:
    Alimenta a rede de fakes negacionistas e enradia ainda mais esta atmosfera de dúvidas e preconceitos diante a única possibilidades de frear as morte no Brasil pela covid 19.
    Parem de mentir !!**

  55. José Roberto

    3 semanas atrás  

    Quais as fontes dessa matéria?
    É um verdadeiro desserviço e uma fonte de desinformação com o povo brasileiro, com o claro intuito de aumentar engajamento e instaurar o terror numa população já assustada com todos os acontecimentos recentes.
    Esta matéria deveria ser retirada do ar.

  56. VFNS

    3 semanas atrás  

    Por favor, não produzam esse tipo de artigo para poder ganhar clientes que pagarão para entrar com MS para não tomar a Coronavac.
    Estamos passando por um período grave . Temos que pensar no coletivo para sermos atingido com o bem social também.
    Essa artigo foi produzido para atrair clientes . Não façam isso.
    Quem pesquisar pelos médicos citados que morreram de COVID, verificaremos que a primeira não tomou a vacina e o segundo só tomou a primeira dose .
    O pesquisador Chileno citado não fez aquelas alegações .
    Já tivemos um caso de um médico que contratado por um escritório de advocacia escreveu um artigo que a vacinação poderia provocar autismo.
    Todos conhecem essa história. O médico perdeu o CRM, foi desmentido. O escritório de advocacia não ganhou nenhum processo com esse artigo, mas várias crianças morreram pelas doenças contraídas por não terem tomado as vacinas .
    Não produzamos esse tipo de notícia agora . Vamos esquecer um pouco a lateralidade política e pensar no que é bom para sociedade .
    Estamos em crise; crise na saúde , na economia, nos valores .
    Para sairmos disso, não podemos ser coniventes com falta de verdade ou, ao menos, a verdade distorcida que prejudicará a todos .

  57. Luiz

    3 semanas atrás  

    Tenho um amigo tomou a vacina coronovac as duas doses já faz 60 dias essa semana foi internado no Marcílio dias hoje ele estar intubato, essa vacina realmente não tem eficácia

  58. Jose Manuel Quilis

    3 semanas atrás  

    Gostaria de saber o nome desses dois médicos que vieram a óbito. Diego Emir, voce têm idéia do problema que causa soltando uma informação dessas?

  59. Nilton Alves

    3 semanas atrás  

    Tomei as duas doses, a última há 35 dias…fiz a sorologia hj e o resultado foi que não desenvolveu imunidade….tenho 70 anos

  60. 3 semanas atrás  

    O que falta no povo brasileiro é cultura conhecimento ter um pouco pelo menos de discernimento . Eu vejo isso como castigo pois mesmo Presidente alertando demonstrando que queria primeiro APROVAÇÃO da ANVISA que alias a mesma sabe muito bem que foi também PRESCIONADO para APROVAÇÃO sem tempo hábil para executar a pesquisa se a vacina era ou não eficaz. Para esses órgãos cabe punição aos diretores que se deixam ser manipulados ou se vendem , pois os mesmo não seguiram a mesma rotina que BOLSONARO seguiu exigindo aprovação e assim sendo a ANVISA tem sim a RESPONSABILIDADE e o dever de se explicar pois foi notória toda pressão que o governador JOÃO DORIO fez e as palavras ditas pelo menos que em termo claros que se orgulhava de ser o responsável por trazer essa VACHINA ao BRASIL.

  61. 3 semanas atrás  

    Gostaria de ser advogada e reunir centenas de milhares de pessoas
    que tomaram a CORONAVAC – Vacina do DORIA que tiveram alterações
    no sistemas imunologia, efeitos colaterais e mesmo as que perderam entes queridos. Ai eu iria bloquear todos os bens desse GENOCIDA, com a finalidade de DORIA custear os novos imunizantes , pois a população não tem como bancar mais esse custo , além de pedir e prisão desse assassino coletivo e de todos que estão apoiando .
    amos viralizar esse video para ver se aparece um advogado
    CABRA MACHO capaz de enfrentar essa situação que mais uma vida DORIA coloca VIDAs em risco .
    COMPARTILHEM ………………

  62. 3 semanas atrás  

    Com tantos depoimentos pessoas testemunhando a ineficácia dessa vacina xingling, ainda tem babaca tentando defender e negar o óbvio.
    É a maldita doutrinação.

  63. Maria helenice AntunesAmaral

    3 semanas atrás  

    Meu irmão tomou as doses da CORONA VAC e veio falecer pela Corona virus..estou preocupada, também já tômei as duas doses..Que fazer?

  64. Lily Santos

    3 semanas atrás  

    Coitado vai morrer mais rápido tomando Azitromicina que é antibiótico e não anti viral kkkkkk

  65. Janes junior

    3 semanas atrás  

    Esse que estão defendendo a coronavac ..nao leiam outras manchete de blogs internacionais por vcs estão maus informados…..vai no secionalista britânico..

  66. Sirley Reis Barbosa

    3 semanas atrás  

    Vcs estão falando.que pessoas com mais de 70 anos não estão imunizadas. Tenho 71 que devo fazer. Minha filha é da saúde tem 42 anos e tomou essa porcaria. E daí como fica?

  67. Alice

    3 semanas atrás  

    Pelo o que entendi do artigo da Lancet citado pelo Nazareno Feitosa, o problema de eficácia da CoronaVac está relacionado às variantes. Alguém que entenda do assunto para comentar?

  68. ANA Maria Ferreira Pinto

    3 semanas atrás  

    Tomei primeira dose dia 12/3 segunda dose dia 19/4 ,sendo que na primeira dose não filmei mais a enfermeira da clínica da saúde da Sulacap não deixou eu olhar disse que já tinha acabado, mais agora estou com medo tenho problema cardíaco e pressão. O que fazer.

  69. Solomon Servo

    3 semanas atrás  

    Mandar prender os produtores da vacina por crime de lesa-pátria, já

  70. Ana maria

    3 semanas atrás  

    Quer dizer que quem tomou coronavac está lascado?
    A política brasileira que que os aposentados e pensionistas morre para enxugar o INSS. Por isto aplicou a coronavac nos mais idosos. Povo fica atento nestes palhaços.

  71. 3 semanas atrás  

    Eu gostaria imensamente de saber se o Sr.Joao Doria ,sua família,sua equipe tomaram a Coronavac ou se foi outra?não tomei a corona e não tomaria caso fosse a única no País, pois impossível a China já ter a vacina semi pronta e não imunizar seus habitantes com ela.Por que o Brasil?Isso me cheira a falcatrua das fortes.Mas serão descobertos.

  72. Regina Bizarro

    3 semanas atrás  

    Infelizmente tomei a Coronavac não acreditando muito. Não tinha outra. Quem deve se responsabilizar são aqueles q puseram em jogo nossa vida. E agora, fazer o quê? Estou apavorada, pq como tomar outra vacina sem saber se pode? Os Cientistas brasileiros precisam se posicionar.

  73. Regina

    3 semanas atrás  

    Infelizmente tomei a Coronavac não acreditando muito. Não tinha outra. Quem deve se responsabilizar são aqueles q puseram em jogo nossa vida. E agora, fazer o quê? Estou apavorada, pq como tomar outra vacina sem saber se pode? Os Cientistas brasileiros precisam se posicionar.

  74. Janine Heringer van Melis

    3 semanas atrás  

    Impressionante!!!! Agora todo mundo é perito em imunologia, microbiologia, virologia, entre outras. Não tem absolutamente nenhuma verdade no texto exposto. Vacina não é matemática, saúde não é matemática. Falar que hoje as infecções estão aumentando não tem absolutamente nada a ver com a imunização. Temos por volta de 10% da população imunizada com as 2 doses. Sério que vcs querem que isso impacte na curva de contágio? O problema é falta de consciência da população. Povo quer liberdade pra abrir o comércio, viajar, ir à praia, etc, mas esquece que o direito de um termina qdo o do outro começa. Eu tenho direito a saúde! Direito à vida é absurdamente superior a direito de ir e vir. Países que levaram isso à sério e começaram a vacinação em massa, hj estão reabrindo, voltando à vida normal. E nós? Estamos batendo cabeça, abre e fecha de comércio, crianças fora da escola. Enquanto não formos um país consciente e com uma população responsável, não vamos evoluir.

  75. Panayotis Poulis

    3 semanas atrás  

    Eu acho que se a informação procede não é o cidadão que tem que entrar com processo para tomar outra vacina. O órgão competente deveria autorizar àquele que se vacinou com a Coronavac a tomar vacina de outro fabricante. Se o que está na matéria é verdade e constatada a baixa efetividade da Coronavac por que o cidadão tem que entrar com processo? Parece brincadeira.

  76. Zulena

    3 semanas atrás  

    Logo os esquerdistas da CPI vão diser que o govern (que foi pressionado) comprou essa “vacina” só por não fazer efeito. Vão colocar a culpa no presidente. Afinal ele é saco de pancada.

  77. Tiao

    3 semanas atrás  

    Povo ignorante… Brasil sempre vai ser um país insignificante … bando de trouxas…

  78. Cecilia

    3 semanas atrás  

    E ai quem ja tomou 2 doses deste veneno, agora vai pra mais uma e corre alem de tudo o risco de ter sérios problemas de saúde ou ate morrer por excesso de metais pesados no organismo. Fala sério, as pessoas não percebem que estao sendo feitas de cobaia?????

  79. Angela

    3 semanas atrás  

    Aqui em Anápolis Goiás os velhinhos de um abrigo, que tomaram essa vacina coronavac estão morrendo

  80. João Goulart

    3 semanas atrás  

    Tomei duas doses, após 40 dias fiz exames laboratório confiável, não adquiri nenhuma imunidade (não reagente) (não reagente)..

  81. Panayotis Poulis

    3 semanas atrás  

    Se a matéria procede, por que não suspendem a vacinação com essa vacina?

  82. Rosa Maria

    3 semanas atrás  

    Meu ex-marido tomou as duas doses da Coronavac e qual não foi a surpresa quando ele começou a se sentir mal, febre alta, tosse, falta de ar. Foi ao médico e para surpresa dele o teste deu positivo. Graças a Deus fez o tratamento em casa, ele poderia ter morrido, pois ele tem asma. E ainda tem quem duvide. Coitada, não sabe de nada. Eu tomei a AstraZeneca e não tive nenhuma reação e já vou tomar a segunda dose.

  83. Roberto Ribeiro Costa

    3 semanas atrás  

    Minha Mãe Edith Ribeiro Costa tomou as duas doses de Coronavac e segundo os Médicos da UPA da Av. AIRTON SENNA morreu de COVID 19.

  84. Dunha

    3 semanas atrás  

    Bolsonaro tinha razão!!!!!

  85. 3 semanas atrás  

    Tenho 4 colegas que tomaram as 2 doses, e pegaram covid19.
    Inclusive uma infelizmente foi a óbito.

  86. Carlos Souza

    3 semanas atrás  

    tenho uma amiga que tomou as 2 doses da coronavac e, após a segunda dose, já teve covid19 por 2 vezes.

  87. Joelma Nunes Alves leite

    3 semanas atrás  

    Tá explicado o pq uma das enfermeiras que trabalham no HOB aqui em Bh já se contaminou duas vezes com o covid. E outros colegas também se contaminaram pelo menos uma vez!!!

  88. Norma Novais

    3 semanas atrás  

    Tive muitas reações com a vacina Coronavac; dores de cabeça forte por dois dias e branda no terceiro dia, garganta arranhando, moleza de não me levantar da cama, sensação de febre. Na segunda dose também. Não quero mais nunca passar por experiência dessa e ainda é um imunizante ineficaz. Sinto-me cobaia.

  89. Elisangela

    3 semanas atrás  

    Povo negacionista…vocês sabem que nenhuma, nenhuma vacina do mundo te impede de contrair a doença? ! A vacina da gripe temos que tomar todos os anos, todos os anos se vocês entendem tanto do assunto sabem o porquê e eu não preciso explicar. Todas as vacinas, todas estão sujeitas a ter efeitos adversos dependendo da resposta imunológica de cada pessoa. Tem pessoas que tomam a de Oxford e tem efeitos adversos e tem pessoas que não tem. Tem pessoas que tomam coronavac e tem efeitos adversos e outras que não tem, vocês também devem saber o porquê então não preciso explicar.

  90. Marilce Coelho

    3 semanas atrás  

    Meu primo de 75 anos tomou as duas doses da coronavac e se encontra hospitalizado em SP com Covid e cada dia o boletim é de piora no estado de saúde. Estamos todos aflitos. Eu tb tomei esta vacina e esta semana vou fazer sorologia, pois já vacinei desconfiada,achando que ela era um engodo. Não tive nenhuma reação.

  91. ENIO Ramos

    3 semanas atrás  

    Pelas citações acima acho que a CPI tem que ser encerrada imediatamente para acabar com aquelas baboseiras com o nosso dinheiro, já tomei as duas doses e estou apavorado com o que está acontecendo

  92. Ligia

    3 semanas atrás  

    Bom dia
    Quem é negacionista são os quem está acusando a matéria de fake News. Varios relatos de pessoas não imunizada após vacina, outros relatos de problema com a vaChina. E mesmo assim vocês querem que o povo vendo a verdade acredite em vcs comunistas ? Faça me o favor. Inclusive pessoal o Dr. Zelenko está no telegran. Entre e leia os comentários sobre as vacinas Pfizer e moderna feitas com.o mRNA. A coronavac se vocês entrarem no site da OMS não foi aprovada como imunizante até o momento.
    Eu de tudo que li se for obrigada a tomar alguma vacina ficar na com a Janssen. Pq a coronavac não presta, a astrazenica da coágulos, Pfizer e moderna introduz a proteína Spike no organismo, é jamais foi usado em humano . Portanto se a esquerda quer usar a coronavac, faça no. Proveito

  93. Shirley faetthe

    3 semanas atrás  

    Eu ainda não tomei, mais desde o início, já firmei meu posicionamento em não tomar a chinesa coronavac, Ifa Chinês…nosso Presidente Bolsonaro sempre deu a dica certa ao povo brasileiro, agora maus uma vez a esquerda porca vem defender o indefensável.

  94. Claudio

    3 semanas atrás  

    Tenho lido ultimamente que será necessário corrigir a imunização ou aplicar dose de reforço. Aí eu pergunto como corrigir ou reforçar o que não funciona. O certo é REVACINAR com imunizante de outro laboratório. Afinal que ciência é essa?

  95. Carlos Lorenzo

    3 semanas atrás  

    Acho o governador Doriana deveria ser responsabilizado. Afinal, quem trouxe a vachina foi ele e ganhou milhões…

  96. Lucas

    3 semanas atrás  

    #FORABOLSONARO #FORAGENOCIDA #VACINASALVAVIDAS #BOLSONARONACADEIA

  97. Chocolate com laranja

    3 semanas atrás  

    Fake news!!! Vacinas salvam vidas! Bolsonaro genocida

  98. 3 semanas atrás  

    Tem muita gente dizendo q os comentários sobre esta porcaria de Coronavac são fake qto a eficiência…meu tio em SP tomou as duas doses deste lixo pois é uma pessoa idosa, e nesta semana está incubada em um hospital do Tatuapé c Covid19….aí fica a pergunta para q serve este lixo….Resta agora rezar p q ele consiga passar por este momento.

  99. Elza

    3 semanas atrás  

    Tomei as duas doses da coronavac peguei uma gripe após 10 dias de tomar a segunda dose n fiz exame mas perdi o olfato e o paladar o q pode ser covid ,o q fazer? Não sei.

  100. Desiree Rewin

    3 semanas atrás  

    O que faremos agora?

  101. Antonio

    3 semanas atrás  

    Fui vacinado com as duas doses da Coronavac e, por acaso, não tive reação alguma. Se eu soubesse que haveria tantos desencontros, verdades e mentiras sobre o tema, eu teria abdicado da vacinação. Agora é tarde. O que vejo na vacina e vacinação é muita política e muito comércio. Mas, daí a ingressar na Justiça para garantir doses mais eficazes de outra vacina, é um pouco demais para a minha parca inteligência…
    Boa sorte para todos nós que caímos no “conto da vacina”, certo?

  102. Ivan

    3 semanas atrás  

    *Não sou psicólogo, mas estamos vivendo uma crise de ansiedade global!* Achamos que se fossemos vacinados estariam resolvidos TODOS os problemas.
    Não sabemos realmente o que há por tras de tudo isso. O que está velado (Mas, fazemos uma ideia, e fingimos que nada esta acontecendo, está bom assim, a água não bateu na bunda…)
    Essas vacinas, todas foram preparadas para abaixar a poeira, sem eficácia, eficiência e efetividade e nenhuma garantia!
    E, principalmente por motivos de ganância e ambição por poder e dinheiro. SORDIDÃO!
    O presidente foi pressionado o tempo todo a adquiri-las, pois estava sendo taxado de genocida e negacionista, pessoas do contrário também são consideradas assim.
    Hoje temos vacina de todas as empresas farmacêuticas, como elas queriam! As empresas.
    PORQUÊ OS CASOS SÓ AUMENTAM?

    Esse egoísmo de ambos está acabando com a humanidade!
    Qualquer um que estivesse lá, aconteceria o mesmo.
    Povo que parecem crianças mimadas e sem noção (- vamos dar vacina para eles, que é o que querem, assim param de chorar e fazer pampeiros!).

    Se os canhotos fossem os certos teriam feito uma proposta de trégua assim como os de direta. Se lula (QUE JÁ É COMPROVADAMENTE MAU CARÁTER) e sua trupe pensassem em seu povo, como dizem, ofertariam trégua desde o início, para o bem dos brasileiros, assim como o Bolsonaro e sua trupe, que na função que esta ocupando, poderia pensar ao invés de ficar somente se defendendo.
    Lembre-se, para o bem de TODOS OS BRASILEIROS!

    Estamos patinando, digo a sociedade em geral.
    Depois que acabasse a guerra biológica e capitalista que vivemos, voltariam a se degladiarem novamente. Agora, todos estamos em decadência…

    Colegas queridos! PASSOU DA HORA DE NOS UNIRMOS PARA O BEM COMUM.
    Caiam na real! Cuidem da sua saúde e imunidade!
    Estejam sempre em Deus o Criador!
    Ele mostrará o caminho a seguir ou te colocará lá…

    *Tudo o que está acontecendo é por nossa culpa mesmo!*

    E digo mais, tudo que for dito atualmente, “fake” ou não, com referência a qualquer coisa, sempre terá a função de nos amendrontar, fica mais fácil de aceitarmos e engolirmos tudo…
    E RINDO…

  103. Tomás

    3 semanas atrás  

    É verdade! O sobrinho do guarda tomou e virou jacaré!

  104. Rose

    3 semanas atrás  

    Pois minhas tia com 92 comcomorbidade cardíaca e mãe com 87, tomaram e 22 dias depois foram contaminadas pelo covid ñ precisaram nem ir ao médico, falou com o cardio e tudo ficou bem srm sequela alguma!!

  105. Pedro Neto

    3 semanas atrás  

    Não é possível que tenha alguém que acredite nestas afirmações absurdas. Trata-se, sem dúvidas, de notícias fabricadas (fake news). Houvesse um fundo de verdade o MS já teria divulgado o fato. A internet tem se prestado ao deservico de propagação de notícias falsas com o claro propósito de criar fatos novos, com clara não intenção político-eleitoreiro. Só para lembrar: a ANVISA aprovou esta vacina.

  106. Carlos Souza

    3 semanas atrás  

    Pelo padrão dos comentários, negacionista e terraplanistas em sua maioria, agente percebe porque o país está em tão calamitoso estado.

  107. Andreia

    3 semanas atrás  

    Como que entra na justiça aqui no Brasil? É bem capaz de perder a ação e a justiça negar todos os pedidos alegando que as pessoas sabiam da baixa eficácia e tomaram porque quiseram. No Brasil justiça não funciona.

  108. Manoel

    3 semanas atrás  

    Já era sabido que a Coronavac tinha baixa eficácia. O que essa reportagem diz, já tinha sido dito pela Sinovac e Anvisa. E esse estudo ainda teve aumento de 6% na eficácia. Quando anunciada, é eficácia era de 50,3% após segunda dose.

  109. Rubens Roessle

    3 semanas atrás  

    Prisão imediata ao João Doria

  110. Xico

    3 semanas atrás  

    Eu não tomo esse ponche!

  111. Ernesto Vicente

    3 semanas atrás  

    E o PROJETO S de Serrana?
    “Imunizaram” a cidade inteira e iriam dar o resultado no Início de Maio!
    Maio acabou e nada!!!
    NOTÍCIA BOA NÃO SE ESCONDE!!!
    Faz 2 meses já que metade da pesquisa tomou a segunda dose, e mais de um mês e meio que todos tomaram as 2 dozes… não divulgam nada, MAS BASTA VER OS BOLETINS DIARIOS DA PREFEITURA DE SERRANA PRA VER QUE NÃO MUDOU ABSOLUTAMENTE NADA!!!
    Em maio morreu mais que em outros meses normais (retirando da estatística 2 meses com números esquisitos)
    E o número de contaminados também é até maior que a media!!!
    CORONAVENTO!!!

  112. Eli Schiming Lima

    3 semanas atrás  

    Porque devo acreditar em achismos? Butantã é nosso fabricante de vacinas, porque vamos questionar sua eficácia agora? Pra livrar a cara do Bolsonaro? Eu quero mais é ver esse presifake na cadeia.

  113. José Lima

    3 semanas atrás  

    Minha esposa ja tomou a 2° dose,até agora não nenhuma adversidade,mas está preocupada e é contra essa vacina.
    Creio que há muita politicagem envolvida no caso. Se o governo federal tivesse comprado a vacina da Pfizer no meio do passado,creio que esse assunto seria outro no momento.Mas…….agora só Deus na causa !!

  114. Antonio Carlos Vieira

    3 semanas atrás  

    Com a palavra o Governador João Dória e o Presidente do Butantã, para tirarmos as dúvidas!

  115. Marcos Tavares Cardoso

    3 semanas atrás  

    Na minha opinião temos que nos unir e entrar com uma ação contra o Dória, a Anvisa e o laboratório pedindo explicações e indenização porque fomos todos enganados, e de responsabilidade civil e criminal contra eles, não só no Brasil como no exterior

  116. Agostinho ramos filho

    3 semanas atrás  

    Tomei as duas doses da vacina coronavac agora estou com a pulga atrás da orelha.

  117. Natália

    3 semanas atrás  

    Ler e interpretar corretamente o que diz o artigo ninguém quer, mas dar opinião errada sobre o assunto dá menos trabalho, assim o Brasil tá indo muito bem de cientistas formados por achismo e vontade própria.

  118. Marilza Santos

    3 semanas atrás  

    E agora? Como vai ficar a família de amigos que tomaram essa vacina indicada pelo governador de São Paulo, esse bundão para não dizer outra coisa. Perdi dois amigos que tomaram as duas doses da vacina CoronaVac . Quem vai indenizar as famílias? Alguém pode responder? Cambadas de FDP.

  119. Alademir Ferreira

    3 semanas atrás  

    Não só as autoridades devem ser presas.
    Quem foi contra as vacinas (alegando que é só uma gripezinha) e não tomou as providências necessárias para a imunização da população em geral.
    Não é médico e diz que Azitromicina/Ivermectina e outras tinas apresentadas fazem efeito, pode até fazer mas o revez de outros órgãos não comenta, o fígado é o principal atacado.

  120. Paulo Tietê

    3 semanas atrás  

    Bem que estranhei, sem mais nem menos, surgir na imprensa a notícia que o teste que é feito em farmácias e custa mais ou menos 80 reais, para saber se os vacinados têm anticorpos para o covid19, NÃO É CONFIÁVEL. tomei as duas doses da croronavac, esperei trinta dias, e vou fazer o teste. Tenho problemas de saúde e não posso arriscar não ficar imunizado.

  121. Leane

    3 semanas atrás  

    O negacionista que deixou o vírus circular foi o Doria, quando não aceitou a sugestão do Bolsonaro de cancelar o carnaval.

  122. Júlio Neves

    3 semanas atrás  

    Quem vacinou com a vacina do Doria (já que ele assume a paternidade) deve pedir indenização ao patrimônio pessoal dele. Que tal?

  123. Edson Ribeiro

    3 semanas atrás  

    Agora vamos esperar o gestor Doria e seu pupilo Dinas Covas darem a explicação para tão baixa imunidade e por que forçaram tanto a população tomar essa droga de vacina, será que rolou alguma coisa 💵💵💵💵💵

  124. Julião Alves De Oliveira Filho

    3 semanas atrás  

    Calma Bolso Minions, essa matéria parece as “verdades” ditas pelo Vosso Presidente

  125. Luiz Henrique Teixeira de Camargo Ribeiro da Fonseca

    3 semanas atrás  

    senhores confiem na IVERMECTINA, assistam os videos da dra. Lucy Kerr e consultem as dezenas de pesquisas demonstrando CLARAMENTE a alta eficácia e a baixissima periculosidade da droga. Não acreditem na imprensa SUJA que é PAGA PRA COMBATER REMEDIOS BARATOS SEM PATENTE. SALVEM-SE E AOS SEUS ENTES QUERIDOS !
    CONSULTEM OS ESTUDOS EM C19EARLY.COM

  126. Jorge

    3 semanas atrás  

    Bolsonaro sempre teve total razão!!! Só que as Ratazanas políticas esquerdistas do país são contra a razão e pós a corrupção!!!

  127. Ongole Indiano

    3 semanas atrás  

    Presidente ta certo! Essa vacina não funciona. No começo da pandemia tomei Rotavec Corona com Ivomec Gold. Foi tiro e queda!

  128. AGDA SALUSTIANO DE MOURA

    3 semanas atrás  

    Bem vou direto ao ponto.
    E direito de todos que queiram expor opinião sobre a eficácia ou não dá tal CORONAVAC atrelada ao Butantan para dar credibilidade ao produto, vejo que os Destros defensores do quanto pior melhor, são os primeiros a não aceitar a opinião da grande maioria não destra, e adotam a narrativa de fake News ou atribuiem o rótulo negacionistas aos que questionem a eficácia de merda produzida no Brasil pura e simplesmente para abastecer o bolso do governador de sp via agenciamento dos interesses chinês em nosso território.

    O pilantra desde que soube que vazaram a informação de que assinará contrato com a SINOVAC em Agosto de 2019 para a importação da CORONAVAC ou seja 3 meses antes de aparecer o primeiro caso na Itália, resolveu associar o Butantan para desviar o foco de si, e para tal contiu com ajuda de políticos do congresso para forçar a aceitação da produção nacional para acobertar o seu verdeiro interesse em tal vacina, engana-se quem acredita que sua intenção seja salvar vidas e acabar com o vírus via vacinação, seu interesse sempre foi e será o lucro advindo dos parasitas chineses ávidos controlar não só a cadeia produtiva como a comercial de todos os países ocidentais.

  129. Almir

    3 semanas atrás  

    Um texto provocador, desprovido de informações verídicas e suas fiéis fontes…parece ter um único intuito, deixar as pessoas aterrorizadas assustadas, confusas… enfim, não vejo onde isso irá levar…a lugar algum, somente aos caos…por que politizar uma questão tão importante pó tá saúde pública brasileira…deixa o viés político pra política e trabalha pra fazer com que o povo passe a ter consciência que a vacina não inibe o adoecimento, elas irão amenizar impactos, e pessoas irão morrer também… mais levando-se em conta os percentuais, fica evidente que o lado favorável pela quantidade de obtidos pós vacina, supera em muito os dos não imunizados, assim, não acredito que este tipo de ajude, muito pelo contrário, diante do atual cenário, poderá causar tamanho pânico em alguns sem informação que poderemos não atingir os desejados índices

  130. Sergio Campos

    3 semanas atrás  

    Além das vidas perdidas por causa deste conluio Doria/China, há de se exigir os bilhões já pagos por esta vacina-placebo, além da devolução da propina, mais e prisão de Doria e dos políticos envolvidos nesta troca de vidas brasileiras por propinas. Basta de tratar bandidos palacianos traíras como se autoridades fossem.

  131. PAULO RODRIGUES

    3 semanas atrás  

    Coronavac? Só se eu fosse debiloide e acreditasse no calcinha apertada. Uma vacina que “ficou pronta” poucos meses após o “aparecimento” da pandemia, torna evidente que foi criação casada para vender vacina ao mundo. Governadores esquerdistas ainda se aproveitaram para fazer um lockdown e estrangular a economia, torcendo para que o pais entrasse num caos e isso provocasse a queda do Presidente. Cadeia para Doria e outros governadores que desviaram os milhões enviados pelo Governo Federal.

  132. Ilka Micheletti

    3 semanas atrás  

    Bem feito, colocaram o Doria como Salvador da Pátria e era tudo por dinheiro. Nunca foi pra salvar vidas. Só os.espertos sobreviverão.

  133. Leonardo

    3 semanas atrás  

    Sou Cirurgião-Dentista. Tomei essa desgraça dessa vaChina Xing Ling e devido a ela contrai Covid 10 dias após a Primeira Dose. Além disso passei o vírus para minha família inteira!! EXATAMENTE como está acontecendo com a maioria das pessoas que tomam essa porcaria da CoronaVac no mundo inteiro. Não é a toa que nem a própria China usa essa merda, lá na verdade só é usado Sinopharm e Cansino. Praticamente nada de Sinovac. Laboratório já pego por pagar propinas a diversos políticos, do mesmo jeito que o desgraçado assassino do Doria por exemplo. Os chineses criaram esse maldito vírus em Wuhan, e nos mandam até sementes envenenadas para plantarmos aqui e acabar com nosso ecossistema. Como que iriam mandar alguma vacina boa?? Não caiam nas armadilhas da mídia!! Hidroxicloroquina e Ivermectina funcionam, tem inúmeros artigos científicos e médicos mostrando sua eficácia!!! Os desgraçados do sistema querem matar as pessoas!!! Já está tudo pronto sendo feito e implementação da Nova Ordem Mundial já começou!!! Só não vê quem não quer. E o pior cego é aquele que não quer ver e serve de massa de manobra como idiota útil da mídia. Procurem sobre a Agenda 2030 da ONU!! Já está tudo sendo feito infelizmente por esses filhos da puta assassinos!!

    https://m.youtube.com/watch?v=faH0Nc9I7_E&feature=youtu.be

  134. Carlos Cezar de Souza

    2 semanas atrás  

    Tomei as 2 doses da CORONAVAC num momento em não tinha outra opção. Depois, com as evidências da sua baixa imunidade, fiz o Teste do índice de Imunização no Laboratório SABIN. RESULTADO APENAS 33%. Agora, entrar na justiça, só se contra o Dória e seus apoiadores. Que o Governo Federal nós chame para podermos ser Imunizados Tenho 68 anos.

  135. Gisa galdino

    2 semanas atrás  

    Não é fake! Minha amiga enfermeira tomou as duas doses e contraiu o virus e veio óbito em 14 dias, tomou as duas doses da coronavac ! Estamos apreensivos pq todos nós do hospital daqui tomamos a coronavac, e segundo as pesquisas deles evitava 100% dos casos graves da doença, e outra de búzios enfermeira também faleceu ontem!

  136. Hildebrando Vasconcelos

    2 semanas atrás  

    Tenho 64 anosomei as duas Coronavac, a última dia 15/04, e a de gripe , estou com gripe e fiz exames e deu zero de anticorpos,

  137. 2 semanas atrás  

    VÃO LER FONTES SÉRIAS E SE INFORMAR! Nenhuma vacina tem 100% de eficácia. Qualquer pessoa pode contrair a doença, independentemente da vacina que recebeu. O problema é que muita gente não tem os devidos cuidados como uso de máscara, distanciamento social e lavagem das mãos. Esta reportagem é tendenciosa, xenofóbica e irresponsável. A resposta foi o povo nas ruas ontem. Bolsonaro não vai cair, vai despencar.

  138. André Kleber

    2 semanas atrás  

    A coronavac funciona….
    Sou da área de saúde, Perdi colegas de trabalho na primeira onda…
    Após a vacinação com Coronavac não perdemos mas ninguém…
    A vacina funciona!!🙏🏻

  139. Miguel

    2 semanas atrás  

    materia para que os dois times ou seitas esquerda e direita fiquem batendo boca visando palanque para 2022… Materia baseada em especulação… Nenhuma vacina é bala de prata e nos EUA onde vacinaram metade da população as mortes, mesmo que baixas, continuam…. Nosso país é pobre e corrupto… Vacine se com oque tiver deixem que os profissionais da area da saude resolvam as questões relacionadas a vacina…. Em resumo: vão bater uma laje, lavar uma louça e sosseguem o rabo…

  140. Nilo Maciel

    2 semanas atrás  

    Se o Bolsonaro não tivesse deixado aos brasileiros a coronavac como única opção, durante os meses iniciais, poderíamos está usando a pfizer desde o final do ano passado, não estaríamos com essas dúvidas agora.

  141. Maria Nailza da Conceição Santos

    2 semanas atrás  

    Se isso tudo for verdade eu estou frita por que a única pessoa que tom ou ba minha casa foi eu ! Agora quero vë as cara desse petista dizendo que Bolsonaro estava errado em não querer comprar essa vacina quem é assassino e a China que colocou esses vírus na terra.

  142. Aline

    2 semanas atrás  

    Para de espalhar fake news. Outro estudo no Brasil? Qual estudo? Fonte dessas pesquisas? Saiu publicado em qual artigo científico?

  143. Warley Ferreira Dias

    2 semanas atrás  

    Que notícia mais tosca. Se não se pode processar um médico que receitou cloroquina e o paciente morreu assim mesmo, porque daria certo processar porque em algumas pessoas a vacina não funcionou? Que bobagem sem tamanho.

  144. 2 semanas atrás  

    Tomei as duas doses dessa CORONAVAC e cheguei aos 21 dias depois da segunda dose, estou gripado e vou fazer RT PCR está semana.

  145. Sueli Weiss

    2 semanas atrás  

    Se a vacina e sem eficácia, tem que haver uma convocação de milhões de pessoas, particularmente os mais idosos e não via judicial! O erro está no Butantã e nos que acreditaram na China! Isto se deve a pressão do povo que queriam logo a vacina! Bolsonaro estava mais uma vez certo! Não confiar na China!!! As autoridades que convoquem rodízio que estão nesta situação e nada de via judicial!

  146. Celso Massao

    2 semanas atrás  

    Agora o nosso querido governador de SP, o calcinha apertado, vulgo Dória, vai na Globo dizer que a culpa é ndo Bolsonaro. Só faltava essa….

  147. Fábio Carlos da Silbs

    2 semanas atrás  

    Será quanto estão ganhando cada uma destas pessoas por postarem notícias falsas contra a vacina, bando de puxa sacos com medo que pessoas responsáveis por não ter comprado antes as vacinas sejam obrigados a deixarem seus cargos inclusive de presidente.

  148. CARLOS MAGNO TIVERON JÚNIOR

    2 semanas atrás  

    Se os médicos da reportagem estão falando que não funciona a vacina pq não ajuda o Brasil a fazer uma vacina eficaz? Pq ó Bolsonaro não comprou logo as outras vacinas como o presidente dos EUA fez o mestre Trump? Pq a ANVISA autorizou ela e recusou a da Rússia? Outra coisa quando vc toma a vacina da gripe e fica gripado pq não entra na justiça contra a vacina ou os órgãos competentes? Quando vc vai tomar a vacina de rubéola, gripe e outras nos postos vc pergunta quem é o fabricante? Me poupe. Vamos pensar gente. Isso é pura política!! Se responder todas essas perguntas aí mais com sinceridade ninguém nunca vai para frente. Essa reportagem e política não médica. E se ler nenhuma vacina e 100%. Se atingir um X porcentagem da ANVISA já faz a do rebanho. Se a vacina atingir 50% de 100 pessoas 50 não pega. E se pegar sintomas leves, claro q vai ter algumas q vão falecer mais bem menos do q não tomar a vacina. Vamos pensar.

  149. osvalda vera

    2 semanas atrás  

    se isso for confirmado e caso de polícia… entregar toda população a morte….a Justiça de Deus não deixará impune essas pessoas e nosso Deus proteja a todos nós e não deixe que mais mortes aconteçam por causa da ineficácia dessa vacina…Jeova cubra a todos nós com Seu Manto de Proteção….

  150. Maria Julia Augusto Noronha

    2 semanas atrás  

    Tomei as 2 doses da vacina Coronavac e o governo tem obrigacao de revacinar todos inclusive sou do grupo de risco sou psicologa e isto e um problema muito serio nao podemis brincar com a saude de nosso povo tratem de resolvet logo este problema nao somos culpados dos irresponsaveis serem capaz de comprar uma vacina que nao pudemos escolher tratem de resolver logo este problema isto e muito serio entenderam srs.responsaveis pelas compras de vacinas erradas o certo e revacinar todos os que tomaram ?

  151. Carlos Tiveron

    2 semanas atrás  

    Tudo politicagem! Pq não tomar? Alguém quando foi levar seu filho para tomar vacina de cachumba, gripe entre outras perguntaram qual é o fabricante? Quando toma a da gripe, fala mesmo assim gripei! Nenhuma vacina e 100%. Se foi aprovado pela ANVISA. E o órgão que valida os
    Medicamentos no Brasil. Com estudos técnicos e científicos. Pode ver q a vacina da Rússia não foi aprovado. Me desculpa não sou PT, Não sou Boso, sou brasileiro. So pensar. Acho que os dr. deveriam ajudar a criar uma vacina brasileira contra a COVID. Tomate q não apaguem o post. Pois é a segunda vez q coloco e site bloqueia minha opinião isso não é um ataque.

  152. VALDIRENE DAS GRACAS SILVA

    2 semanas atrás  

    Politicagem apenas… Cada um quer provar que a sua é melhor. Briga pela presidência e nós ficamos nessa insegurança com tantas informações.

  153. Maria Elieni Rocha Rodrigues

    2 semanas atrás  

    Gente, tô virando jacare

  154. Helio Cardoso

    2 semanas atrás  

    Ainda tem gente da esquerda aqui defendendo a vacina chinesa e dando como fontes de informação UOL, o Globo, como se fossem jornais sérios e não tendenciosos. Que tal dar como fonte de informação da eficácia da vacina os três mentores da CPI da farsa

  155. Bruno Maciel Gonzalez Ferre

    2 semanas atrás  

    Sou profissional de saúde, da linha de frente, fisioterapeuta, vivo essa luta 5 dias na semana. Acreditando, tomei as duas doses da Coronavac em janeiro e agora em Maio, fui contagiado pela COVID. Estou isolado de minha família, tomando minhas medicações e com receio ainda de ter contaminado alguém sem saber.

  156. Vitor cardoso

    2 semanas atrás  

    Tomei as duas doses dessa chinesa, tenho 60 anos , e como já tive antes de toma-la não sinto nada, mas meu tio que tem acima de80 tomou e adoeceu de covid, se recuperou e teve um derrame. E agora, essa é a hora de levar a essa palhaçada de CPI, e cobrar para que possamos tomar vacina de outro farmacêutica.

  157. Santana

    2 semanas atrás  

    Sou profissional da linha de frente, e uma colega que tomou esse placebo chamado Coronavac, atestou positivo (+) para covid19. E agora!

  158. Virgínia Silvestre

    2 semanas atrás  

    Realmente essa “vachina” é mesmo um negócio da China! E ainda tem muito esquerdista, por esperteza ou ingenuidade, defendendo essa “água de batata” que nos venderam!…

  159. Gedaia

    2 semanas atrás  

    Que esperar de made in China.. mormente coronavac..pra mim quem sugeriu a cpi covid tá mais preocupado com os mais de 450 mil títulos perdidos por conta desse vírus chinês.

  160. Ronaldo Lamp

    2 semanas atrás  

    COVID-19 no Radar: Vacina

    OMS aprova CoronaVac para uso emergencial

    ———
    Vai reclamar na OMS agora… Não tem mais nada pra fazer?

  161. Antonio

    2 semanas atrás  

    Onde está o Governador Doria, menino propaganda da vacina Coronavírus, que ficou meio ano, todos os dias na TV, enchendo o saco de todos e pressionando para adquirirem essa vacina engodo e agora que levou sua comissão de milhões, está quietinho como se não fosse com ele, bandido da calça apertada.?????
    Cadê a Defensoria Publica que não se posiciona e toma uma atitude??????
    E nosso glorioso STF, caladinho como se não fosse com eles.

  162. 2 semanas atrás  

    Olha meu conselho, que niguem tome procura ver o cientista fala , virus vem pra matar , vacina vem para finalizar
    Preste atencao povo.
    Leia estude
    Calca apertada tem ser punido.

  163. Maria Gorete

    2 semanas atrás  

    Se a não eficacia dessa vacina for verdade, será uma lástima no Brasil. E os responsáveis terão que pagar na justiça.
    Minha mãe tem 96 anos, e minha tia 108. Ambas foram vicnadas com a coronavac.

  164. Wilson Ferreira

    2 semanas atrás  

    Bolsonaro tem absoluta razão nessa questão. O Brasil está sendo vítima de uma ação da esquerda mundial. Aqueles que mamavam nas tetas do Estado apoiam a conversação do país em comunista. Se pesquisarem os inocentes úteis constataremos que a grande maioria, senão a totalidade, se locupletavam dos cofres públicos e os demais supōe que poderão fazê-lo.

  165. Cremilda B. Santos

    2 semanas atrás  

    Eu tomei a Coronav tambem como devemos agir sinto insegura tambem

  166. 2 semanas atrás  

    Infelizmente, a política está sendo a arma mais utilizada nesta pandemia, o Presidente foi contra a vacina do Dória, queria que fosse testada…mas a oposição sabedora das falhas destas, não concordou, e fez grande alarde. Acho que deveríamos, todos os vacinados com está merda, reagir contra este Ratos canhotos.

  167. José Milton

    1 semana atrás  

    Mesmo depois de tomar as duas doses da corona vac não me sinto seguro. Continuo fazendo meu preventivo a base da ivermectina e poliminerais, reforço este, que levantou 7 pessoas da família com 5 casos grave. E esses nojentos da CPI põem em dúvida tal uso. São imundos querendo encontrar sujeira nos outros, e de forma imoral.

  168. Fluber

    7 dias atrás  

    Coronavac é melhor que Pfizer, veja estudo feito no Uruguai

  169. Mirtis Helena

    2 dias atrás  

    Depois de dois meses de vacinada fiz a sorologia e deu igm positivo , tive dores nas costas o dia todo , um fermento no céu da boca q durou duas semanas , tenho a foto e sintomas de diarréia moderada por uma semana, então se tiver uma forma de ser relacionada eu desejo.

  170. mario aquele da silva!

    2 dias atrás  

    Pra não jogar fora! essa coronavac ¨calça apertada” deveria ser injetada só em esquerdalha em geral!

  171. Suelen

    1 dia atrás  

    Queria ver se tivesse sido Bolsonaro a cometer esse crime

  172. WASHINGTON DE AGUIAR NASCIMENTO

    1 dia atrás  

    Nenhuma vacina contra o corona vírus tem eficácia de 100%, seja, poderemos ser contaminados, e em alguns casos em determinadas idades, poderemos até ser internados. Nunca foi negado, isso. Então temos que ter consciencia e continuar nos protegendo até que nosso corpo produza anticorpos mais eficientes. REPETINDO: NENHUMA VACINA TE PROTEJE 100%. VOCÊ PODERÁ SER CONTAMINADO PELO CORONA VÍRUS MESMO VACINADO POR QUALQUER VACINA, SEJA ELA CORONAVAC OU PFIZER.

  173. Udo

    1 dia atrás  

    Que baboseira, este cara tá fazendo palanque político.

  174. Norma Teixeira

    1 dia atrás  

    Notícia falsa??!!
    Vinte e seis dias após tomar a 2ª dose da Coronavac,fiz o teste de anticorpos neutralizantes.Sabe o que deu?Negativo pra imunização!!Eficácia= 14% !!!Que tal??

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>