Prefeito Eduardo Braide acompanha início de funcionamento do Centro Municipal de Vacinação montado na UFMA

O prefeito Eduardo Braide acompanhou, na manhã desta quinta-feira (08), o início do atendimento no Centro Municipal de Vacinação montado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde também já funciona um drive-thru de imunização contra a doença. O novo espaço tem capacidade para receber até 2.500 pessoas por dia e é o quarto ponto disponibilizado pela Prefeitura de São Luís, para que a população possa se vacinar ficando protegida contra o coronavírus.

“A partir de hoje São Luís conta com um novo centro de vacinação contra a Covid-19, contando com toda a estrutura para que todos que venham até aqui se vacinem com brevidade, comodidade e segurança. Esta é mais uma opção, sobretudo para os moradores da região Itaqui-Bacanga e bairros próximos. Com isso, seguimos ampliando o número de espaços do tipo para que toda a população possa ser vacinada à medida que novas doses da vacina sejam disponibilizadas pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito.

O novo espaço tem área de triagem com 10 pontos de atendimento para evitar longo tempo de espera e 10 stands de vacinação. O local foi sinalizado para que o cidadão possa se orientar com facilidade, tem monitores para organizar o atendimento e tirar dúvidas da população, tótens com álcool em gel para que todos possam higienizar as mãos, área pós-vacina e acessibilidade.

Ansioso, o motorista Osvaldo Sousa, 66 anos, morador do Residencial Bacelar, foi o primeiro a chegar ao local para se vacinar. “Eu queria muito me prevenir contra essa doença, então, cheguei aqui bem cedo para poder me vacinar logo. Agora eu estou tranquilo. Quando for para tomar a segunda dose, vou chegar aqui cedo de novo”, comentou.

O aposentado Faustino dos Anjos Sousa, 66 anos, morador da Vila Embratel, também já garantiu a primeira dose da vacina. “Eu estava com muito medo dessa doença, mas estava com muita fé em Deus que iria conseguir me vacinar. Tomei a primeira dose hoje e me sinto mais seguro”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, que também acompanhou o início do funcionamento do novo ponto de vacinação, afirmou que São Luís está preparada para começar a vacinar cada vez mais pessoas diariamente. “Com a abertura de mais este ponto de vacinação, São Luís conta hoje com uma estrutura que permite vacinar mais de 6 mil pessoas por dia. Para isso, precisamos de mais doses de vacina, é claro, mas com o envio cada vez mais regular e numeroso de lotes temos ampliado nossos locais de vacinação para garantir o atendimento da nossa população no menor tempo possível”, explicou.

Além do novo Centro Municipal de Vacinação montado na UFMA, já funcionam na cidade, o Centro Municipal de Vacinação montado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no Cohafuma; e dois pontos de drive-thru: um no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e outro no próprio campus da UFMA.

Nesta quinta-feira (8) e na sexta-feira (9) estão sendo vacinados os idosos de 66 anos. No sábado (10) e domingo (11) serão vacinados os idosos de 65 anos. A vacinação obedece aos meses de nascimento do idoso, por isso, é importante verificar o calendário de vacinação nos canais de informação da Prefeitura por meio das redes sociais.

Todos os quatro pontos de vacinação funcionam das 8h às 18h. Exclusivamente, o novo ponto montado no Centro de Convenções da UFMA também funcionará no domingo (11). Para se vacinar os idosos devem levar documento oficial com foto e comprovante de residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *