Chapa 2 – Oposição – chega forte para a disputa eleitoral do Sindicato dos Bancários


A disputa para a escolha da nova direção do Sindicato dos Bancário do Maranhão – SEEB está bastante intensa. A Chapa 2
“Renovação, Transparência e Luta”, encabeçada pelos bancários Jacilene Cavalcante (Banco do Brasil) e Anthony Alencar (Caixa Econômica Federal), chega bastante fortalecida e organizada para a eleição, com a participação de bancários de todo o Estado.

O trabalho da Chapa 2 de Oposição vem sendo organizado há mais de 03 (anos), com uma luta constante pelas demandas dos bancários do estado do Maranhão alinhada às lutas de mobilização nacional. A oposição vem sendo uma voz contra a atual gestão, que há mais de 20 anos comanda o Sindicato, porém na avaliação de membros da Chapa 02, não representa a categoria como deveria e se movimenta somente em ano eleitoral.

Alguns gastos são questionáveis da atual gestão, principalmente, em um ano de pandemia, com gastos que chegam a R$500 mil somente em comunicação. Só em 2020, a atual gestão gastou R$ 4,5 milhões de reais, conforme balanço patrimonial do exercício, mas foi incapaz de lutar por condições sanitárias adequadas para que os bancários trabalhassem e sequer lutou quando deveria para inserir a categoria no grupo prioritário de vacinação.

A Chapa 2 de Oposição formulou, através de escuta aos bancários, 27 pospostas que visam melhorar as condições de trabalho dos bancários do Estado. Entre as que mais se destacam, estão: dar transparência aos gastos do Sindicato criando o Portal da Transparência, criar serviços de creche, acompanhamento psicológico, de formação continuada (com cursos de graduação,  mestrado, cursos técnicos, idiomas e de formação profissional), promover atividades físicas com a contratação de personal trainerscom treinos na Litorânea, Sede Recreativa, Parque do Rangedor e em cada Regional, fazer parceria do SEEB com AABB, APCEF, Basa Clube e BNB Clube, beneficiando, assim, ainda mais a categoria, construção do espaço Kids na Sede Recreativa, fazer uma luta constante pela recuperação de perdas de gratificação dos bancários, reduzir custos com a comunicação com a implantação do informativo digital, acompanhamento jurídico on-line e investir em áreas escolhidas pelos próprios bancários.

Para Jacilene Cavalvante, candidata da chapa para presidente, “o radicalismo não pode continuar oprimindo a luta da categoria. É urgente retomar o Sindicato dos Bancários do Maranhão para sua base, que precisa ser reconhecida e amparada. É hora de realocar o SEEB nos trilhos das lutas e vitórias para toda categoria.” 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *