Para evitar colapso, 190 leitos de UTI e 780 de enfermaria vão precisar ser abertos em São Luís nos próximos 30 dias

O epidemiologista Dr Antônio Augusto Moura da Universidade Federal do Maranhão, apresentou um estudo que traz preocupação para o poder público e a população. De acordo com levantamento do médico, as autoridades vão ter que abrir nos próximos 30 dias, 190 leitos de UTI e até 780 de enfermaria em São Luís, para evitar um colapso da rede de saúde.

“Previsão da necessidade de leitos de enfermaria e UTI para COVID-19 no setor público na Grande Ilha de São Luís para os próximos 30 dias. Leitos clínicos 420 a 780. Leitos de UTI 190. Se a necessidade de leitos de enfermaria continuar acompanhando a curva mais inclinada haverá necessidade de 780 leitos em até 30 dias. Inicialmente se interna o paciente em enfermaria e se ele ficar grave há indicação de UTI. Sendo assim, é provável que nos próximos dias a reta do número de casos internados em UTI se incline para cima. Vamos atualizar essas previsões frequentemente”, publicou Dr Antônio Augusto Moura.

Atualmente São Luís conta com 169 leitos de UTI e outros 372 em hospitais do Governo do Maranhão, outros 30 leitos de UTI e 90 de enfermaria vão ser abertos pela Prefeitura.

Na rede privada de São Luís, o São Domingos tem 57 leitos de UTI e outros 66 leitos de enfermaria; no UDI 30 de UTI e 35 de enfermaria; no Centro Médico são 10 de UTI e 22 de enfermaria; no Hospital Guarás, 10 de UTI e 21 de enfermaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *