Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

PCdoB, PV, Rede, PSOL, Novo e mais 10 partidos podem ser extintos após eleição de 2022

13 de fevereiro de 2021 : 06:41

O sinal amarelo está ligado em diversos partidos políticos no Brasil. Após o resultado pífio de 15 legendas na disputa municipal, alguns correm risco de extinção e incorporação, pois precisarão alcançar a clausula de barreira em 2022, que exige 2% de votos válidos na disputa para deputado federal em pelo menos nove estados ou a eleição de 12 deputados federais em nove estados.

Levando em conta o percentual de 2%, 15 partidos não alcançaram esse patamar, eles são: Patriota, PROS, PV, PSOL,
PC do B, PRTB, PTC, PMN, DC, Rede, Novo, PMB, UP, PSTU e PCB.

Se esses partidos citados ou outros não alcançarem o percentual de 2% ou eleger 12 deputados federais em 2022, vão perder o direito de fundo partidário e propaganda partidária, o que inviabiliza a existência dos partidos.

A clausula de barreira foi instituída em 2018 e já alcançou vários partidos, inclusive acabou extinguindo dois, que acabaram se fundindo com outras legendas.

O PPL desapareceu ao se fundir com o PCdoB, que também não alcançou a clausula de barreira e só assim pode manter o fundo partidário e clausula barreira. Já o PHS despareceu após fusão com o Podemos.

Um comentário em “PCdoB, PV, Rede, PSOL, Novo e mais 10 partidos podem ser extintos após eleição de 2022”

  1. 2 semanas atrás  

    Não servem para nada portanto o certo é serem extinto já vão tarde

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>