Juiz Douglas Martins não decreta lockdown e vai dialogar com prefeituras e governo do estado

Douglas de Melo Martins é juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís

O Informante

O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, decidiu ouvir o Estado e os 217 municípios maranhenses antes de decidir sobre o pedido de decretação de lockdown por 14 dias feito, na noite dessa segunda-feira, 01, pelos defensores públicos Diego Bugs, Cosmo da Silva e Clarice Binda, por meio de uma Ação Civil Pública dada entrada no Fórum Desembargador Sarney Costa. A decisão de Martins acaba de sair.

Na tarde desta terça-feira (2), o Defensor Público-Geral, Alberto Bastos, já havia afirmado que os três defensores tinham se precipitado ao fazer o pedido. Bastos reconheceu a autonomia dos defensores dentro do órgão, mas armou que eles tomaram a iniciativa de forma precipitada, sem conversar com os seus superiores da DPE/MA.

defensores e explicou que estava mantendo conversas com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o Governo do Estado e com o Ministério Público, além de outros órgãos, em discussões constantes para denir medidas a serem tomadas diante do aumento de casos de coronavírus no Maranhão. No entanto, em nenhum momento foi aventada a possibilidade de decretação de novo lockdown em São Luís, muito menos no estado.

Também à tarde, o governador Flávio Dino, pelas redes sociais, descartou qualquer estudo ou planejamento de Lockdown no Maranhão, no momento. “Como já esclarecido pelo secretário Simplício Araújo, respeitamos a autonomia do Sistema de Justiça. Da parte do governo, contudo, não há, neste momento, qualquer estudo ou planejamento de lockdown no Maranhão”, tuitou Dino.

Decisão de Douglas Martins – Ao apreciar o pedido, o juiz Douglas Martins resolveu ouvir, primeiramente, o Estado e os municípios maranhenses para então tomar a decisão.

5 thoughts on “Juiz Douglas Martins não decreta lockdown e vai dialogar com prefeituras e governo do estado

  1. Sou totalmente a favor do Lockdwon! São vidas em jogo…pessoas morrendo todos os dias…e na rua não obedecem as normas de segurança!

  2. E quem foi que disse que fechamento de tudo resolve a situação? Por que motivo ainda não fizeram hospitais de campanha? O vai salvar vidas mesmo é o investimento nos hospitais, pessoal, aparelhos, et cetera. Este é o resultado de anos e anos sem investimento na saúde maranhense! Ou não?

  3. O Juiz está de parabéns pela forma como recebeu e deliberou essa solicitação. Os defensores públicos, com boa intenção, iria deixar o estado do maranhão ainda pior, se já está ruim assim, imagine tudo fechado. Acho que existem outras coisas para eles se preocuparem, como entrar com pedido de abertura de mais hospitais e contratações de profissionais de saúde, inclusive tendo como réus alguns municípios que não fazem seu dever de casa, fechar o Estado é drástico, desnecessário e só causaria mais miséria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *