“Não há necessidade de novas medidas restritivas em relação a covid-19 no Maranhão”, avalia epidemiologista

Um dos nomes mais conceituados do Maranhão no estudo dos casos da covid-19, o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e médico epidemiologista, Antônio Augusto Moura Silva, avalia que “não há necessidade de novas medidas restritivas em relação a covid-19 no Maranhão”. De acordo com o profissional da saúde, a ocupação de leitos na rede pública ainda é considerada baixa, por isso o momento atual não exige novas medidas enérgicas.

No entanto, Antônio Augusto Moura alerta que o número de diagnósticos da doença vem crescendo de forma contínua ao longo de seis semanas no Maranhão. Porém, não é possível precisar qual a taxa de transmissão no momento, pois ele acredita que os números estão deficitários para fazer uma analise real.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria estadual de Saúde, a ocupação de leitos de UTI em São Luís é de 33,71%, em Imperatriz 53,13% e nas demais regiões 20.27%. Já os leitos clínicos, possuem 31,85%; 30,86% e 9,07%, respectivamente.

Na rede privada, a ocupação é ligeiramente maior, o Hospital Centro Médico e UDI informaram na segunda-feira (30), que suas UTI´s exclusivas para covid-19, estavam 100% ocupadas. Já o Hospital Guarás estava com 60% de ocupação e São Domingos com menos de 50%. Os leitos clínicos em todos os hospitais, ainda possuem boa oferta, longe da lotação.

O professor Antônio Augusto Moura, inclusive alerta que nessa nova fase da doença, pessoas de poder aquisitivo maior são as que estão sendo as mais infectadas quando comparadas com o número de doentes com baixo poder aquisitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *