Fracasso eleitoral de Flávio Dino em 2020 pode ter sido causado por ausência de Márcio Jerry na Articulação Política

O governador Flávio Dino (PCdoB), pode até não admitir, mas o resultado eleitoral no Maranhão foi um verdadeiro fracasso para suas ambições políticas. O comunista perdeu nos principais colégios eleitorais – São Luís e Imperatriz – e ainda observou derrotas duras em Codó, Caxias, Barra do Corda, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, assim como em Lago da Pedra, que teve Maura Jorge (PSDB), eleita, ela que pode ser considerada ícone da rebeldia contra o chefe do Palácio dos Leões. Ainda foi observado um verdadeiro racha em seu grupo. E tudo isso poderia ser diferente se a Articulação Política ainda estivesse nas mãos de Márcio Jerry (PCdoB), hoje deputado federal.

Apesar de muito criticado e com muitas pessoas avessas ao método de atuação de Márcio Jerry é inegável que ele conseguiu resolver os problemas relacionados a articulação política. Tanto que o presidente do PCdoB no Maranhão, obteve vitórias nas urnas em São Luís em 2012 e 2016, assim como 2014 e 2018, e em todas, ele atuou como coordenador de campanha.

Porém, após a vitória para o cargo de deputado federal, Márcio Jerry ficou mais focado na atuação do seu mandato em Brasília e a Articulação Política do governo Flávio Dino que ficou a cargo de Rodrigo Lago, acabou ficando “capenga”. Não à toa, vários conflitos ocorreram, um desses casos é relacionado a Timon, onde dois partidos governistas foram para a disputa eleitoral, mas esse é apenas um exemplo.

É possível que se Márcio Jerry também estivesse a frente da Articulação Política do Governo do Maranhão, dificilmente teria ocorrido o processo de autofagia entre Duarte, Neto e Rubens, assim como possivelmente as seis candidaturas poderiam ter sido reduzidas a duas ou três. E se caso, ele estivesse conduzido esse processo, o resultado poderia ter sido diferente em São Luís.

É inegável que Márcio Jerry faz falta na Articulação Política do governador Flávio Dino…

2 thoughts on “Fracasso eleitoral de Flávio Dino em 2020 pode ter sido causado por ausência de Márcio Jerry na Articulação Política

  1. Discordo do texto… para mim o eterno coveiro…. as 4 eleições citadas a onda vermelha lhe era favorável na sociedade…Quero ver é ser bom articulador na Adverdidade.. Josemar Fernandes que o diga….

  2. Acho que ele não influi e nem contribui. O que ele tem em relação a outro qualquer .é o poder,digo,o dinheiro. Simpatia,humildade e carisma popular,não conhece

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *