Após o resultado final da eleição, procura-se classificar vitoriosos e derrotados, mas essa denominação não pode ser dada a Duarte Júnior (Republicanos), segundo colocado na disputa eleitoral em São Luís. O ex-presidente do Viva/Procon foi até o segundo turno, onde alcançou mais de 216 mil votos, a sua votação foi superior a de Flávio Dino em 2008, quando perdeu para João Castelo (falecido). Naquela oportunidade, o comunista teve 214 mil votos e seis anos depois virou governador do Maranhão.

A votação de Duarte é bem superior a de Flávio Dino não só nos números, mas no contexto. O ex-presidente do Viva/Procon foi para uma eleição, sendo odiado, sabotado e antipatizado por parcela importante da classe política do Maranhão. Tanto que após a eleição, ele enfrentará um duro processo de oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão que pode trazer um desgastante processo de cassação no Comitê de Ética por conta da história envolvendo um exame de covid-19 e o laboratório público do estado do Maranhão.

Duarte Júnior está credenciado para concorrer a qualquer cargo político em 2022, porém a disputa estadual e existem outros personagens na fila, dentre eles, um dos principais aliados do deputado estadual, o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), que ambiciona ser governador. Por isso, o caminho mais provável é que ele seja deputado federal e com chances de ser o mais bem votado.

O saldo de Duarte após a eleição de São Luís é muito positivo, mas caberá a ele como irá administrar o seu futuro, afinal passos errados e equivocados também podem custar um promissor caminho que ele tem pela frente.

Duarte Júnior tem 34 anos, apenas dois anos no mandato de deputado estadual, ou seja, tem muito tempo pela frente na vida pública, basta ele saber utilizar esse capital político que acumulou durante a eleição de São Luís.

2 thoughts on “O futuro de Duarte Júnior…

  1. Foi votado por boa parte de servidores temerosos e ameaçados de perder seus contratos. Um homem irresponsável e desrespeitoso desse ter algum futuro na política é algo muito nebuloso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *