Câmara de São Luís pode ter mais de 50% de renovação da sua composição

A eleição de 2020 deve registrar um dos maiores índices de renovação na Câmara Municipal de São Luís. Com três vereadores fora da disputa – Honorato Fernandes (PT), Bárbara Soeiro (sem partido) e Estevão Aragão (DEM) – já existe uma garantia de 10% de mudança na ocupação das cadeiras do parlamento, porém esse número pode ser superior aos 50%. Alguns vereadores com vários mandatos, correm sério risco de amargar derrotas.

Os maiores partidos na disputa – DEM, PDT, PCdoB e Podemos – são os que oferecem os maiores riscos aos vereadores de mandato.

No PDT e DEM são as situações mais complicadas. Atraídos pelas promessas de Weverton e Juscelino Filho, pelo menos quatro vereadores de mandato podem amargar a suplência pelos próximos quatro anos.

No Democratas, Ricardo Diniz e Josué Pinheiro são considerados os mais frágeis em uma chapa que tem como super favoritos: Marquinhos e Édson Gaguinho. E ainda Armando Costa, que é um dos principais aliados de Neto Evangelista.

Entre os pedetistas, Pavão Filho e Nato são os que correm por fora para garantir uma vitória. Osmar, Penha e Ivaldo são tratados como eleitos.

No PCdoB, apenas Concita Pinto vive o pesadelo de poder amargar uma derrota. Astro, Marcelo, Paulo Victor e Fátima Araújo devem alcançar a renovação do mandato.

No Podemos, a disputa é mais equilibrada e existe uma chance real de Marcial, Chaguinhas e Sá Marques alcançarem a reeleição, mas é exatamente o último que tem maiores chances de sofrer um revés político. No partido de Eduardo Braide ainda existem outros nomes fortes como Octávio Soeiro, Domingos Paz e Alex Paiva.

Prestes a alcançar o recorde de mandatos de Benedito Pires, Chico Carvalho vive a incerteza se o seu partido irá fazer um ou dois parlamentares. Em qualquer circunstância, apontam que Pereirinha será superado por Sebastião Albuquerque. E se o partido não tiver um bom desempenho, o presidente do PSL pode também voltar a suplência.

Outros cinco vereadores, vivem a expectativa do desempenho do seu partido e das demais siglas, afinal com a nova regra da sobra, eles podem tanto garantir a vitória, assim como podem terminar derrotados.

É o caso de Joãozinho Freitas do PTB, que tem Pinto Itamaraty como favorito. Genival Alves no Republicanos que tem a candidata da Universal do Reino de Deus, Rosana da Saúde, como principal concorrente. Cézar Bombeiro no PSD que precisa superar duas gigantes, Karla Sarney e Natássia Weba.

No PTC e no PMB, Antônio Garcez e Silvino Abreu precisam contar com um bom desempenho do partido e torcer para a sobra alcança-los, caso contrário vão voltar para o ostracismo político que já viveram.

Resumindo: 16 novos rostos podem vir a compor a Câmara Municipal de São Luís, a partir de 1º de janeiro de 2021.

Vale lembrar ao eleitor, que tudo isso é uma projeção diante do que vem sendo apresentado pela desenvoltura dos partidos e candidatos na disputa eleitoral. Não há qualquer pesquisa eleitoral que garanta o sucesso ou o fracasso na disputa proporcional.

3 thoughts on “Câmara de São Luís pode ter mais de 50% de renovação da sua composição

  1. Emir, o Avante com uma nominata de 44 candidatos, tendo Beto Castro como puxador de votos e com uma estrutura de campanha monstruosa, pode surpreender com 2 vereadores eleitos. Consta na chapa nomes como Anderson Martins, que sempre tira ótimas votações, tem a Dra. Sônia, que tem grande estrutura, George da Cia, que tem um grande nicho na area do reggae. A briga é boa. Mas acredito que Beto supera os 8 mil votos e o partido faz Anderson na 2 colocação!

  2. A renovação tinha que ser de 100% porque há figuras no parlamento há décadas cuja relevância é zero. O eleitor precisa ter mais compromisso com a cidade dele e deixar a mesmice de lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *