Portais de checagens de informações passam a ser pesadelos dos candidatos a prefeito de São Luís

Iniciativas de profissionais que buscam a conscientização política estão dando o que falar na disputa municipal de São Luís. Pelo menos dois portais de checagem de informações – Rumbora Marocar e Sem Migué – estão se tornando a dor de cabeça dos candidatos a prefeito da capital maranhense.

Os dois portais estão verificando diversas informações divulgadas pelos candidatos, desde o plano de governo, participação em debates e até mesmo declarações em entrevistas e redes sociais.

Nos últimos dias, ganhou destaque a checagem de uma proposta do candidato Neto Evangelista que pretende urbanizar a Praia da Guia, ela acabou recebendo o selo “TÁ DE MIGUÉ – FALSO”, pois não há nenhum registro dessa proposta em seu plano de governo que está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Já o portal Sem Migué destacou que Rubens Pereira Júnior trouxe uma informação descontextualizada no último debate da Tv Band ao afirmar que São Luís possui resultados animadores no IDEB, porém a checagem mostra que a evolução do índice da educação ocorreu de forma tímida e que as escolas administradas pela prefeitura não conseguiram atingir as metas projetadas para 2019.

Os sites são compostos por jornalistas, advogados e profissionais com atuação em ciências sociais e humanas. Ambos vem causando nas redes sociais, pois além de sites, os dois projetos também estão presente no Twitter, Facebook e Instagram.

Quer conferir as checagens? Visite os sites: https://www.rumboramarocar.com.br/ e https://portalpadrao.ufma.br/labjor/sem-migue/sobre-o-projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *