Braide reafirma que seu Plano de Governo será realidade na vida das pessoas

O candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), reafirmou que vai transformar a realidade de São Luís a partir da concretização dos compromissos assumidos em seu Plano de Governo, ao conceder entrevista às Rádios Timbira AM e Universidade FM, nesta segunda-feira (5).

“Eu coloquei em nosso Plano de Governo só aquilo que tenho certeza de que tem recurso para poder realizar”, afirmou Braide, ao citar obras como creches, unidades básicas de saúde e maternidade.

Braide informou que, no final do ano passado, foi a muitos ministérios em Brasília, e ficou triste ao ver que recursos federais estavam voltando pela falta de projetos. “Às vezes, você pensa que não tem recurso, mas há, principalmente para a Educação e a Saúde. O que está faltando é apresentar bons projetos”, ressaltou.

Para as creches de tempo integral, por exemplo, Braide especificou de onde virão os recursos. “Uma creche é construída com recursos do FNDE. O que a gente tem que fazer é criar uma equipe qualificada e técnica para que sejam elaborados bons projetos e a gente possa buscar esses recursos. E não só com o governo federal, mas com organismos internacionais e o Governo do Estado”, disse.

Braide complementou que a partir do ano que vem São Luís terá mais recursos com o novo Fundeb, que antes eram de 10% e aumentarão para 23%. “Vamos mais que dobrar a complementação federal para a educação básica. Além disso, teremos os precatórios do Fundef, que São Luís vai ter direito e vão servir para construir muitas creches e escolas. Educação não é despesa, é investimento”, detalhou o candidato.

Saúde

Braide também explicou de onde virá o dinheiro para obras e ações na área da Saúde. “Para a construção das Unidades Básicas de Saúde, os recursos vêm do governo federal. O Ministério da Saúde tem dinheiro disponível para construir UBS. O custo, depois, é com a manutenção. São Luís tem 110 equipes de Estratégia de Saúde da Família e pelo número de habitantes, deveria ter 273 equipes. Então, temos que construir e, depois, colocar essas equipes trabalhando, com o dinheiro do governo federal e uma complementação da Prefeitura”, observou.

Com a experiência de ter sido relator do grupo de estudos Cidades Inteligentes, na Câmara dos Deputados, Braide falou sobre o projeto de construção das Clínicas da Família. “Nós buscamos as melhores experiências das cidades do país. Foi de lá que trouxe a ideia da Clínica da Família, implantada em Jundiaí. É um espaço que vai ter médico para atender e ali mesmo a pessoa vai poder realizar exames laboratoriais, de ultrassom, eletrocardiograma e raio-x. Será possível atender 80%, no mínimo, das demandas que lá chegarem”, assinalou.

Na área ambiental, Braide disse que o Programa Recicla São Luís vai estimular a geração de renda por meio da reciclagem, e que o programa Adote Um Espaço possibilitará parcerias com a iniciativa privada para o embelezamento da cidade, em troca de espaços para a publicidade para as empresas parceiras. “Sem custos para a Prefeitura, vamos unir forças para cuidar dos espaços públicos”, esclareceu.

Braide concluiu sua participação na entrevista reafirmando que tem a firme convicção de que São Luís pode ser uma cidade melhor, a partir dos primeiros dias da sua gestão. “Tenho certeza de que quem nos ouviu confia que vamos tirar nossas ideias do papel e torna-las realidade para melhorar a vida das pessoas”, finalizou.

1 thought on “Braide reafirma que seu Plano de Governo será realidade na vida das pessoas

  1. Todos nós precisamos atuar, opinar e principalmente fiscalizar o executivo na pessoa do prefeito. Para que não tenhamos somente promessas. Com a participação de todos construiremos uma São Luís-MA melhor! #mudatudo #tudonovo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *