Em live, Aníbal fala da necessidade de investimentos na saúde de São Luís

O pré-candidato a vereador pelo PL, Aníbal Líns, participou de uma live com mais de 3,5 mil espectadores, nas redes sociais da HB Produções nessa quinta-feira (17), na qual discutiu pontos acerca da saúde pública municipal. Foram apontados tópicos relacionados ao orçamento dirigido para saúde e seu mau aproveitamento, além da necessidade de haver uma renovação na gestão em São Luís, de modo que haja maior atenção a setores prioritários.

A entrevista foi realizada pelo comunicador Hilton Brito e o pré-candidato iniciou a transmissão compartilhando um desejo da população, que ele tem observado durante algumas visitas realizadas. “Há um clamor muito grande por renovação política na Câmara Municipal. As pessoas querem dar oportunidade à novas lideranças e a gente tem que apresentar opções, dar novas alternativas. E é a isso que eu me proponho, ser essa nova alternativa”.

Logo em seguida, ele apresentou os números relacionados ao orçamento direcionado para a saúde e como a existência de obras hospitalares inacabadas, evidenciam o descaso da gestão atual e o mau alocamento dos recursos.

“Vemos a saúde municipal com preocupação, com muitas carências. Neste ano de 2020, 938 milhões foi o valor do orçamento para ser investido na saúde municipal e não vemos melhorias. Encerramos mais um ano dos quatro da atual gestão municipal, sem que o Hospital da Criança, ali no bairro da Alemanha, tenha sido concluído. Existe toda uma necessidade de uma assistência de qualidade para as nossas crianças e esse hospital sendo concluído, poderia atender de forma mais satisfatória este segmento”, declarou.

E seguiu com um questionamento: “E quem tem quase 1 bilhão para investir em saúde pública e não faz com a devida atenção vai querer o quê, indicar o seu sucessor? São Luís quer mudança e nós nos apresentamos como uma alternativa”.

Necessária maior atuação da Câmara Municipal

Outro ponto apontado na fala do pré-candidato, foi sobre a atuação de muitos vereadores, que têm deixado a desejar. “O que podemos falar sobre a Cãmara Municipal? Nós temos uma Câmara conhecida por não estar presente nos bairros. Vemos problemas graves de acúmulo de lixo, falta de asfaltamento, falta de creches e precisamos ter naquele espaço, pessoas com esse novo olhar, com o compromisso de fazer diferente”.

Ele ainda destacou que os vereadores têm, por meio do orçamento proposto, a oportunidade de direcionar parte dele para projetos que melhorem a vida da população. No entanto, estes são quase inexistentes.

“Os vereadores de São Luís, por previsão da Lei Orgânica do Município, tem o direito de colocar, do orçamento público do município, 1.2% das receitas em projetos de cunho social e eu pergunto: que projetos foram esses? Eles foram discutidos nos bairros? As pessoas foram beneficiadas por eles? Pelos lugares que eu tenho ido a convite da população, tanto na zona rural quanto na zona urbana, ninguém mais sequer viu o rosto de nossos vereadores. essa porcentagem que eu mencionei, dá aproximadamente, 40 milhões de reais por ano e em quê esse valor foi aplicado?”, questiona.

O pré-candidato finalizou sua participação na live, falando de uma experiência própria que teve ao necessitar de atendimento em um hospital público. “Certa vez eu precisei de ajuda no Socorrão e passei 3 dias e 3 noites em um banco. Mas minha vida foi salva em um outro hospital público, no hospital Dutra e aprendi ali o sentido da palavra misericórdia. Vi ali o empenho e a dedicação dos profissionais de saúde, das nossas auxiliares e técnicos de enfermagem se dedicando em salvar vidas, das pessoas que só tinham como opção de sobrevivência, um leito de um hospital público”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *