Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Pesquisa engavetada da DataM aponta vitória no primeiro turno de Eduardo Braide

6 de agosto de 2020 : 16:15

A pesquisa do Instituto DataM foi engavetada e não foi divulgada por seu contratante no dia previsto como está registrado no Tribunal Superior Eleitoral. Porém, os números acabaram sendo publicados no Blog da Sílvia Tereza e os números mostram que a eleição pode terminar ainda no primeiro turno com a vitória de Eduardo Braide (Podemos).

Contando apenas os votos válidos, Eduardo Braide aparece com 52,58% contra 14,70% de Duarte Júnior. Os demais pré-candidatos aparecem patinando com índices inferiores a dois dígitos.

Neto Evangelista chegou a 9,93%, Wellington do Curso 6,22%, Bira do Pindaré 5,96% e Adriano Sarney com 4,76% fecham o pelotão.

Na faixa do 1%, aparecem Detinha com 1,58%, Rubens Júnior tem 1,19%, Jeisael Marx 1,05%; Yglesio 0,92%, Madeira 0,79% e Franklin Douglas aparece com 0,26%.

Os números sugerem os inúmeros motivos que fizeram abortar a divulgação da pesquisa: a possível vitória de Eduardo Braide ainda no primeiro turno, o fraco desempenho de Detinha (suposta contratante) e o pífio desempenho do candidato do PCdoB com 1,19%.

Os números sem a contagem dos votos válidos estão a seguir e mostram dois cenários onde são contabilizados as opções “nenhum deles” e “não sabe/ não respondeu”, as quais são subtraídas para fazer a contagem de votos válidos.

A pesquisa DataM está registrada sob protocolo MA-07724/2020, o instituto ouviu 1000 eleitores de São Luís e foi realizada entre os dias 29 e 31 de julho. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

7 comentários em “Pesquisa engavetada da DataM aponta vitória no primeiro turno de Eduardo Braide”

  1. Reynaldo Pinto Filho

    2 meses atrás  

    Acho que nesse momento, faltando praticamente no,venta dias para as eleições, só um milagre poderá tirar essa do Eduardo Braid. A estrategia ,se esta sendo usada pelos concorrentes dele,até o momento anda como caranguejo . O tempo não está andando,está voando.

  2. 2 meses atrás  

    Tenho mantido contato com as comunidades e percebo a preferência pelo dep. Eduardo Braide para a Prefeitura de São Luís. Creio que poderá ganhar no 1o. Turno em 15/11/2020…

  3. Duquenilson

    2 meses atrás  

    Vai ser um duro golpe pro DINOQUIO FRAUDEDINO

  4. Carlos Alberto

    2 meses atrás  

    Meu voto é do Eduardo Braide.

  5. Reynaldo aragão

    1 mês atrás  

    Ontem, visitando a associação dos aposentados e pensionista da Cemar,em particular o seu presidente,Dr.Luis Alfredo Pinto,que foi um dos melhores presidente que a cemar teve,em se tratando da valorização do homem de campo,que irá concorrer a uma vaga de vereador,fez uma simulação com quase 100 pessoas e a maioria elegeu o Eduardo Braid. Então, o resultado dessa pesquisa não divulgada oficialmente,diz a realidade das ruas.

  6. Helena

    1 mês atrás  

    Eduardo Braide ñ é o melhor, mas acho ele menos tóxico do que o atual grupo, espero ele ou qualquer outro não ligado ao PDT e PCdoB vença às eleições para prefeito de São Luís.

  7. Charles Dias

    1 mês atrás  

    Praticamente sem fazer campanha o Braide vencerá as eleições no primeiro turno, uma vergonha! O povo de São Luís dá as costas para as fracas administrações de Flávio Dino (6 anos) e Edivaldo Júnior (8 anos) com os seus exércitos de funcionários comissionados, jornalistas e blogueiros apaniguados nas duas máquinas. Não adiantou ainda a PMSL contrair empréstimos irresponsáveis da ordem de meio bilhão de real a fim de, só agora, fazer pequenas obras eleitoreiras em quase todos os bairros da cidade com a proximidade dos meses que antecedem o pleito.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>