Partido de Pedro Lucas Fernandes causa constrangimento a aliados de Neto Evangelista

O PTB declarou apoio a pré-candidatura de Neto Evangelista a prefeito de São Luís na última quarta-feira (5), porém no campo nacional PTB e DEM não possuem a mesma sintonia e estão as turras. O partido de Pedro Lucas Fernandes ingressou na última terça-feira (4), com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), em que pede à corte o impedimento de Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), concorrerem a reeleição no Senado Federal e Câmara Federal.

A situação causa um constrangimento a Neto Evangelista, que observa seus aliados de partidos sendo vítimas de uma articulação do PTB para evitar que eles se mantenham no comando das casas do Congresso Nacional.

Vale lembrar que o PTB através de Roberto Jefferson fez o convite para que o presidente Jair Bolsonaro filie-se ao partido.

A ação do PTB no STF também foi movida “por iniciativa do presidente Roberto Jefferson”. A argumentação do partido é que a Constituição é clara em dizer que a reeleição é vedada, seja dentro de uma mesma legislatura, seja em legislaturas diferentes. O modelo atual permite a reeleição apenas em legislaturas diferentes, o que também é contestado pelo PTB. Esse critério permitiu uma nova candidatura de Maia em 2019, após ele ter sido eleito antes em 2017. Jefferson tem se aproximado recentemente do presidente Jair Bolsonaro e ofereceu ao chefe do Executivo uma vaga no partido para a disputa da reeleição em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *