Ministério Público Eleitoral faz representação contra Detinha por propaganda antecipada e realização de comício

A Promotoria Eleitoral da 89ª Zona de São Luís ingressou, em 24 de agosto, com Representação por prática de propaganda antecipada contra a deputada estadual e pré-candidata à prefeitura, Maria Deusdete Rodrigues (mais conhecida como “Detinha”) e seu marido, o deputado federal Josimar Cunha (mais conhecido como “Josimar do Maranhãozinho”).

Na manifestação, a titular da Promotoria, Moema Figueiredo Viana Pereira, requer, liminarmente, a exclusão de propagandas eleitorais dos perfis pessoais dos parlamentares. As três postagens no Instagram e duas no Facebook ilustram a realização, em 3 de agosto, de um evento de cunho político, em espaço aberto ao público, no bairro da Cidade Operária, em São Luís.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) também questiona o fato de que a deputada estadual divulgou expressamente em seu perfil no Instagram que é pré-candidata à Prefeitura de São Luís.

VIOLAÇÕES

A Representação é baseada em denúncia do diretório municipal do partido Rede Sustentabilidade, que anexou cópia de vídeo do evento, onde a pré-candidata foi apresentada como “a mulher que vai mudar o destino da nossa cidade, acompanhada do campeão de votos e futuro governador do Maranhão”.

Divulgado em diversos sites e postagens nos perfis pessoais dos representados nas redes sociais, o registro visual demonstra o uso de banners, telão e cartazes com slogans da deputada estadual e seu partido durante o evento. Segundo o MPE, o vídeo tem efeito idêntico ao de um outdoor.

Além disso, os parlamentares violaram o artigo 36 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997), afrontando o princípio igualitário da propaganda eleitoral.

A prática é comprovada pela realização de reunião em local aberto com características de comício, com pedido explícito de votos e o uso de banner de impacto visual similar ao outdoor, telão, bandeiras e cartazes, modalidades de propaganda vedadas em qualquer época.

Outra ilegalidade foi a realização de gastos elevados quando a arrecadação de recursos para campanha ou utilização de recursos próprios são proibidos, configurando abuso de poder econômico, devido à estrutura montada para o evento.

COMÍCIO

Para a Promotoria Eleitoral, o evento foi transformado em um comício, comprovado por elementos como o tom inflamado do discurso do apresentador; a fala do deputado federal, pedindo votos para sua esposa; o palanque, com telão; o volume da música; o banner com efeito de outdoor com slogan da deputada estadual; faixas, bandeiras e o número de participantes, com camisas com o nome da pré-candidata.

Com o objetivo de divulgar a imagem da deputada junto aos eleitores ludovicenses, houve menções à pré-candidatura, pedido de votos, exaltação de qualidades e promessas em caso de eventual eleição.

O evento desrespeitou, ainda, o Decreto Estadual nº 35.831, de 20 de maio de 2020, que estabelece medidas sanitárias para conter a Covid-19. “Sem se preocupar em evitar a contaminação da população, os deputados promoveram aglomerações, em contrariedade às normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, reunindo um significativo número de pessoas”, finaliza Moema Pereira.

9 thoughts on “Ministério Público Eleitoral faz representação contra Detinha por propaganda antecipada e realização de comício

  1. Não vejo a mesma marcaçao com o tambem pre-candidato Neto Evangelista!,sera por que?! lamentavél ver que vivemos em uma sociedade que ja esta tão acostumada com os velhos costumes de politica somente em periodo de campanha eleitoral de 4 em 4 anos e quando vem alguem que tem vontade de mudança real,pessoas de má vontade que não querem renovação e um futuro melhor para nossa cidade.

  2. Pura perseguição política, os eventos nunca aconteceram em local aberto, sempre em local fechado, respeitando as regras de distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, inclusive com a presença de um bombeiro civil.
    O objetivo sempre foi levar ao conhecimento dos convidados, que a DETINHA é pré-candidata a Prefeita de São Luís, e o motivo pelo qual ela se propõe ao MANDATO, ninguém usa o espaço para pedir votos e nem apóio político.
    O que posso observar é que, quem não faz nada e nem tem projetos para fazer, fica muito incomodado com quem faz, mas a verdade é que SÃO LUIS precisa mudar, e não vejo outra opção, para que essa cidade siga o caminho certo para o PROGRESSO, que não seja por meio do grupo que tem experiência e competência, um grupo que já provou que sabe fazer muito melhor, um grupo que se destaca no senário da política do MARANHÃO, pelo seu trabalho.
    Uma coisa é certa, a DETINHA é a ESPERANÇA que nasce no coração de cada ludovicense, isso é FATO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *