Timon chega a 40 mil atendimentos de casos de Covid-19

Antes da pandemia, o hospital do bairro Parque Alvorada possuía 10 leitos clínicos, hoje são 29, sendo quatro de estabilização, 7 Unidades de saúde foram descentralizadas, para realizar atendimento dos casos leves de COVID – 19 e até o final do mês de agosto, será disponibilizada mais uma UBS referência, todas equipadas e abastecidas com medicações e testes. Em parceria com o Governo do Estado, foi instalada a Tenda de Triagem que funciona como hospital de Campanha e conta hoje com 20 leitos clínicos. O hospital Estadual Alarico Pacheco, no início da pandemia, contava com 12 leitos de UTIs e hoje são 20, houve aumento também na quantidade de leitos clínicos que passaram de 9 para 30.

“O prefeito Luciano Leitoa não tem medido esforços para que a população tenha uma rede de saúde preparada para atender, desde, os casos leves aos mais graves. Timon tem hoje uma estrutura como poucas cidades têm, nosso volume de atendimento foi muito alto, temos mais de 1800 profissionais atuando diariamente, para salvar vidas, o número de recuperados e de altas clínicas tem registrado crescimento, reflexo das ações preventivas que estão sendo realizadas pelo município, da adesão da população às medidas restritivas.

Apesar do número total de atendimentos ter alcançado a marca de 40 mil, nas últimas semanas, a procura tem diminuído de forma expressiva. “A média diária que era de 600 atendimentos hoje é de 350 por dia.” destaca o Secretário Municipal de Saúde, Vinícius Cabral.

Atualmente, a taxa de transmissibilidade da COVID – 19, em Timon, se encontra abaixo de 1, demonstrando uma tendência de queda no número de infectados, e atualmente sem risco de colapso no sistema de saúde. O município conta também com uma retaguarda do sistema de saúde do Estado do Maranhão, caso haja um aumento vertiginoso dos casos após a reabertura gradual do comércio.

Desde que foi decretado estado de calamidade, em março, devido à pandemia do novo coronavírus, o município de Timon tem realizado constantes investimentos para ampliar a rede de saúde. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município chegou à marca de 40 mil atendimentos dos casos de Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *