Governo determina que apenas pessoas que residem na mesma casa possam ocupar mesas em bares e restaurantes

A partir deste sábado (27), bares e restaurantes vão estar liberados para funcionar. Porém, chama atenção a algumas determinações do Governo do Maranhão, quanto o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Um deles, dificilmente será cumprido: as mesas deverão ser ocupadas no máximo por até quatro pessoas de convívio próximo (que residam na mesma casa). Após o uso, as mesas devem ser higienizadas para ficarem disponíveis a outros clientes.

É utópico, acreditar que essa regra será cumprida. Primeiro, os bares não tem como fiscalizar se cada membro de uma mesa está residindo no mesmo espaço que os demais e também não será do interesse dos empresários em reduzir essa ocupação, uma vez que boa parte do público de bares são jovens que vão para “resenhar” e “paquerar”.

Outro ponto que dificulta muito o cumprimento dessa regra está relacionada a própria falta de consciência da população, que não respeita as determinações. É uma ilusão, imaginar que os frequentadores de bares e restaurantes só vão utilizar máscaras no momento que estiverem ingerindo algum tipo de alimento ou bebida.

O Governo do Maranhão informa que a Polícia Militar e o Procon vão fiscalizar bares e restaurantes, porém não tem como ser “babá” de toda população maranhense, então caberá muito a consciência de cada um.

Nos Estados Unidos, os jovens tem sido os principais responsáveis por manter as transmissões e novos casos da covid-19. Afinal, muitos não estão usando mais máscaras e seguem frequentando bares, restaurantes e baladas.

CONFIRA A PORTARIA 042, DE 24 DE JUNHO DE 2020 – PROTOCOLO BARES, RESTAURANTES E AFINS

2 thoughts on “Governo determina que apenas pessoas que residem na mesma casa possam ocupar mesas em bares e restaurantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *